Regra para o Tamiflu muda em Santa Catarina

Diário Catarinense

Pacientes fora do grupo de risco e com sintomas de gripe só receberão o medicamento Tamiflu caso o quadro se agrave depois do primeiro atendimento. Por determinação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, o protocolo mudou nas cidades. Para pacientes no grupo de risco – pessoas com imunidade mais baixa, como grávidas, crianças e idosos – continua valendo a mesma regra: o medicamento é administrado imediatamente.

Também faz parte do novo protocolo critérios para a realização do exame de confirmação da doença. Segundo o diretor da Dive, Luis Antonio Silva, a medida foi tomada depois de discussões com infectologistas do Estado e pode gerar a melhora de pacientes com quadros agravados. Anteriormente, de acordo com ele, não era permitido pelo Ministério da Saúde o tratamento de pacientes com Tamiflu depois de 48 horas do início dos sintomas.

A recomendação também era dada pelo fabricante do medicamento. Para Luiz Antonio, a orientação precisa ser bastante clara para quem não está no grupo de risco e apresenta os primeiros sintomas. A qualquer momento, se houver agravamento do quadro ou aparecer um novo sintoma, o paciente precisa de novo atendimento para a reavaliação do quadro.

A Vigilância Epidemiológica também estabeleceu o critério para a realização de teste laboratorial de confirmação da Gripe A. Somente pessoas internadas ou gestantes terão material coletado para encaminhamento do exame. Antes, não havia critério específico para ser feito o teste. Especialistas concordam com o protocolo. O professor do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marco Aurelio Da Ros, avalia que mais importante que tentar contabilizar quantas pessoas estão com o vírus é verificar e monitorar o grupo de risco.

Sobre o medicamento, ele também considera correto o protocolo. “Dentre os adultos jovens, não há como saber quem terá os problemas agravados. O professor de infectologia da Universidade de São Paulo (USP), Eliseu Waldman, também lembra que é necessário preservar o estoque de medicamento, já que a epidemia é mundial.” A conduta é a mais adequada. O uso só deve ser feito em caso de complicações.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.