Assessoria de Imprensa da Anvisa
A Resolução que define critérios para venda de medicamentos, alimentos e prestação de serviços em farmácias e drogarias será publicada no primeiro trimestre desse ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, na cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico realizada pelo Conselho Federal de Farmácia.
"No primeiro trimestre, poderemos converter a Consulta Pública 69 em RDC, Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa. Esse será um grande instrumento para as farmácias de todo o país", assegura.
Mello foi um dos 29 profissionais homenageados com a Comenda, a maior honraria farmacêutica brasileira. Durante a cerimônia, o diretor presidente ressaltou a importância desses profissionais para a sociedade. "A principal característica do farmacêutico é servir e acolher, porque tratamos de pessoas que necessitam de auxílio na hora mais frágil: a da dor", argumenta.
Anvisa dez anos
O presidente do Conselho, Jaldo Santos, concorda com Mello. Ele acrescentou que o setor considera a criação da Anvisa um dos maiores marcos na saúde nos últimos dez anos. "Já defendíamos, anos antes, a criação de uma agência que pudesse centralizar toda a vigilância sanitária no Brasil. Levamos nossa proposta a autoridades e somamos nossas vozes a de outros que, finalmente, conseguiram materializar os pensamentos num órgão chamado Anvisa", afirma.
Os dez anos da instituição também foram comemorados pelo prefeito de Campo Grande (MS), Nelson Trad Filho. "A criação da Anvisa foi um fato formidável, gerando segurança para o usuário de medicamentos e de outros produtos voltados para a saúde", conclui.