Remédio no outro lado da fronteira

O Globo

Brasileiros compram antiviral no Uruguai sem receita

Brasileiros estão atravessando a fronteira para comprar o antiviral Tamiflu, ministrado contra a gripe suína no Uruguai. No país vizinho o remédio ë vendido em farmácias, sem necessidade de receita médica, exigida no Brasil. Uma mulher de São Gabriel (RS), mãe de filhos pequenos, disse à RBS TV que viajou à cidade uruguaia de Artigas para comprar cinco caixas do remédio, a R$ 160 cada, como medida preventiva. O Ministério da Saúde condena essa atitude. O dono de uma farmácia de Artigas disse à TV que vendeu 40 caixas de Tamiflu para brasileiros na última semana.

A centralização do estoque de Tamiflu pelo Ministério da Saúde, retirando o medicamento das farmácias, é alvo da ação civil pública que a Defensoria Pública da União no Rio entrará contra os governos- federal, estadual e municipal. Em nota, o laboratório Roche, fabricante do Tamiflu, disse que a distribuição do medicamento "obedece a uma orientação do plano de contingência da própria OMS, que prioriza o abastecimento dos governos em situações de emergência".

A defensoria quer saber ainda do ministério se há em estoque um lote de nove milhões de doses de Tamiflu comprado desde 2006, por ocasião da epidemia de gripe aviária, e se dentro da validade. A Defensoria Pública de Passo Fundo (RS) pediu à Justiça que os mais de cem presos dos regimes aberto e semiaberto fiquem em prisão domiciliar, em casa, por pelo menos 15 dias, para evitar contágio pelo vírus da gripe suína. O pedido foi encaminhado pelo defensor público Eduardo Foscarin Pedroso, que alega que esses presos dormem em albergue e muitos, portadores do vírus HIV, têm baixa imunidade.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.