Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Roche reestrutura comando e fortalece executivo de 42 anos

Valor Econômico

A Roche anunciou ontem uma reestruturação de seus principais cargos gerenciais, que trará uma mudança geracional em seu comando e fortalecerá a posição de Severin Schwan, o jovem executivo-chefe do laboratório farmacêutico.

Bill Burns, Jürgen Schwiezer e Jonathan Knowles, os pesos pesados que comandavam as divisões farmacêutica, de diagnósticos e de pesquisa, se aposentarão no fim do ano e serão substituídos por executivos mais jovens.

Pascal Soriot, de 50 anos, e Daniel O´Day, 45, os dois sucessores que comandarão as operações de medicamentos e diagnósticos receberão o título de diretores de operações, o que indica uma concentração de poderes sob as mão de Schwan, 42. Burns, 62, e Schwiezer, 65, trabalhavam sob o título de executivos-chefes de suas respectivas divisões.

Desde a promoção de Schwan, em 2008, ele vem gradualmente deixando sua marca na companhia, tendo acertado a bem-sucedida aquisição, por US$ 47 bilhões, do grupo de biotecnologia Genentech, dos Estados Unidos, na qual já possuía participação majoritária, e comandado um bom desempenho operacional em mercados complicados.

Analistas receberam bem a notícia de rejuvenescimento gerencial, mas ressaltaram que as mudanças no título dos cargos e o encolhimento do conselho executivo da companhia, de oito para seis membros, indicam uma concentração de poder.

"Severin Schwan quer maior envolvimento nas operações à frente", destacou Karl-Heinz Koch, da corretora suíça Helvea.

Em outra medida, o cargo de chefe de pesquisas farmacêuticas, muitas vezes uma indicação de alta hierarquia no setor, foi rebaixado, com Jean-Jacques Garaud, sucessor indireto de Knowles, ficando com um assento apenas no comitê executivo ampliado, em vez de no conselho principal.

A indicação de Soriot, que comandava a Genentech, era esperada após a compra das participações minoritárias que a Roche ainda não possuía e recompensa seus esforços, desde abril, para integrar as operações nos EUA.

Seu substituto na Genentech será Ian Clark, atual chefe de estratégia de produtos globais na divisão farmacêutica da Roche.

Analistas do setor observaram que a promoção de O´Day , atualmente chefe das operações de diagnóstico molecular, indica uma nova tentativa para desenvolver sinergias entre as atividades de diagnóstico e de medicamentos da Roche.

"Este comitê executivo mais amplo e jovem continuará a guiar a visão de longo prazo da Roche como a companhia de biotecnologia líder no mundo", afirmou Schwan.

Burns, veterano de 23 anos na Roche, passará a integrar o conselho do grupo suíço a partir de 2010. "As mudanças gerenciais conseguem duas coisas: reduzir de forma significativa a idade média no novo comitê executivo e deverá facilitar, com a estrutura do novo órgão, os processos de tomada de decisão", destacou Koch.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.