Jornal de Hoje
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se unem no dia 3 de fevereiro para apresentar e debater as novas regras de funcionamento dos estabelecimentos do comércio varejista de medicamentos. O evento, chamado de Controle Sanitário de Medicamentos no Brasil, é voltado para os profissionais farmacêuticos que atuam nos órgãos de vigilância do Estado e dos municípios do Rio de Janeiro. Ele será realizado na própria sede da Sesdec e terá a presença de profissionais das vigilâncias sanitárias e dos municípios do Estado, além de representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), da Associação do Comércio de Farmácias (Ascoferj) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).
A organização do evento é da Superintendência de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde em parceria com a Anvisa. Cada palestra será oferecida em dois turnos. No período da manhã será voltada para os participantes de órgãos externos e no período da tarde, aos participantes das vigilâncias sanitárias municipais. Segundo a superintendente da área, Marília Alvim, o objetivo do encontro é orientar os profissionais sobre as novas regras para o comércio farmacêutico (Resolução RDC/ANVISA 44/2009), que deverão entrar em vigor no dia 17 de fevereiro.
A exposição inadequada de medicamentos propicia o uso indiscriminado e a automedicação. ‘Embora se trate de uma atividade comercial, as farmácias e drogarias são estabelecimentos de interesse da saúde pública e não devem ser tratadas como comércio comum na venda de produtos diversos. Com a regulamentação, queremos promover a valorização desses estabelecimentos e o adequado atendimento pelo profissional farmacêutico’, explicou a superintendente.