O Anápolis – GO
As pessoas alérgicas à lactose, diariamente enfrentam um desafio na hora de comprar produtos alimentícios. No entanto, elas também estão sujeitas à ingestão da substância em medicamentos, pois, alguns produtos farmacêuticos comercializados no nosso país possuem a substância em sua composição e não alertam o consumidor.
Preocupado com a saúde e bem-estar da população, o deputado Sandro Mabel, protocolou no plenário da Câmara um projeto que obriga os laboratórios farmacêuticos a inserirem nos rótulos dos medicamentos um alerta sobre a existência da substância em seus produtos. “O prévio conhecimento da composição evita que as pessoas sofram os males da intolerância à lactose”, afirma Sandro Mabel.
Saiba mais
A intolerância à lactose é a alergia ao leite e seus derivados, e se manifesta no indivíduo por meio de distúrbios do trato gastro-intestinal, como náuseas, vômitos e diarréia. Essa intolerância se deve à ausência da lactase na mucosa intestinal, isso impede a digestão da substância presente no leite e derivados, a qual sofre um processo de fermentação ácida responsável pelos sintomas descritos.