De dezembro de 2023 a abril deste ano, o setor online de saúde e farmácia alcançou 137,3 milhões de visitantes únicos, um crescimento de 16% em cinco meses. Foi o único segmento do varejo online que se manteve em crescimento dentre as 18 categorias de comércio eletrônico nacional, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion.
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O avanço, cabe dizer, vem em um contexto de saltos recentes no faturamento do setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), no ano passado, o varejo farmacêutico (físico e digital) registrou R$ 91,3 bilhões em vendas, uma alta de 13,5% em relação a 2022. Apenas nas vendas online, a receita das maiores redes do país foi de R$ 9,34 bilhões no mesmo período, conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Impactado principalmente pela alta demanda por produtos de beleza e estética – um mercado no qual o Brasil lidera na América Latina -, o setor projeta que a demanda continuará positiva no restante do ano. Essa previsão é impulsionada pela chegada do inverno, pelo pico de infecções, e pelas campanhas de vacinação contra gripe e outras doenças sazonais, que cresceram por conta das condições climáticas extremas.
Saúde na palma da mão
Hoje, metade das compras gerais online são realizadas via smartphones, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) no ano passado. E não seria diferente no setor de saúde. Ainda conforme o Relatório dos Setores, 82% de todos os visitantes do segmento de saúde e farmácia acessam produtos ou serviços via dispositivo móvel, enquanto apenas 18% utilizam desktops.
A categoria é o quarto segmento mais acessado por mobile, ficando atrás do setor infantil, joias e relógios e calçados. Além disso, é um dos setores que mais oferece descontos, principalmente frete grátis, que é um dos maiores incentivos para a finalização de uma compra. A entrega sem custo adicional, a pesquisa de diferentes preços na palma da mão e a possibilidade de não precisar sair de casa são os principais motivos que parecem fomentar esse consumo virtual.
Top 5 e-commerces mais visitados nos últimos cinco meses
A fusão RD Saúde lidera o primeiro e segundo lugar em acessos desde fevereiro de 2023. Separadamente, nos últimos cinco meses, a Drogaria Raia cresceu 14% e sua parceira, Drogasil, 26% em visitas mensais únicas. O maior grupo varejista farmacêutico do Brasil detém hoje 31,6% do share of traffic consolidado, ou seja, domina mais de um quarto de todo o tráfego da categoria. Em vendas físicas e digitais, foram mais de R$ 200 milhões em lucro no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 4,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme a própria rede de drogarias.
Por sua vez, apesar de se manterem entre as cinco primeiras posições, as três marcas que completam o ranking sofreram uma “dança das cadeiras” desde dezembro. O maior crescimento nos últimos cinco meses foi da plataforma Consulta Remédios, com 46% de avanço no tráfego. Sua concorrente, Drogaria São Paulo, que faz parte da rede DPSP – fusão com a Drogaria Pacheco – alcançou 12 milhões de acessos em abril, com um crescimento de 24% em relação a dezembro.
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O mercado de suplementos esportivos também entrou no pódio. Isso porque a empresa Growth Suplementos conquistou uma alta de 20% em relação ao último mês de 2023, com 11 milhões de usuários únicos visitando seu site. Cabe enfatizar, nesse sentido, que ela não é a única marca de complemento nutricional entre os e-commerces da categoria. Em conjunto com a Max Titanium, as duas empresas somam 9,1% das visitas de todo o segmento de saúde e farmácia.