Pesquisar
Close this search box.

Saúde mental no meio corporativo

Farmácias e drogarias devem promover um ambiente agradável, com empatia e respeito. O aumento na produtividade será um dos benefícios.
Saúde mental no meio corporativo
Foto: Divulgação

A saúde mental dos colaboradores ainda é um desafio no cotidiano das organizações. O assunto nunca é falado abertamente, seja por vergonha, preconceito ou porque quem começa a sofrer de algum transtorno mental, em geral, acredita que deve superar o problema sozinho.

Este é um tema de extrema importância na agenda corporativa. Trabalhadores com ansiedade, depressão e estresse elevado tendem a ficar desmotivados, e isso afeta tanto a qualidade de seus trabalhos como o relacionamento com os colegas e lideranças.

Leia: Aprenda a montar uma equipe perfeita para a sua primeira farmácia

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dão conta de que mais de 209 mil pessoas se afastaram do emprego em 2022 no Brasil por problemas como depressão, ansiedade e Alzheimer. E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 15% dos trabalhadores adultos vivem com um transtorno mental. Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e ansiedade, custando à economia global quase US$ 1 trilhão.

Falar em saúde mental no trabalho significa levar em conta os vários impactos que o ambiente corporativo tem no psicológico de cada trabalhador. Considerando que passamos grande parte de nossas vidas em nossos empregos, fica evidente o quanto esse espaço precisa ser saudável, livre de toxicidades, para que tanto colaboradores como organizações não sofram com consequências negativas.

As empresas têm, sobretudo, a responsabilidade de criar um ambiente favorável ao bem-estar mental. Desde as atitudes das lideranças até a cultura organizacional, todos devem estar empenhados na promoção de um ambiente onde prevaleça o respeito, a empatia e o acolhimento. Vale apostar em programas de bem-estar, treinamento voltado para a gestão do estresse, flexibilidade de horários, recursos para lidar com problemas emocionais, entre outros.

Mas existe outro ponto fundamental: é preciso remover os preconceitos associados à saúde mental, e a melhor forma de fazer isso é com diálogos e debates sobre o assunto. Dessa forma, cresce a confiança entre colaboradores e empresa, o que eleva, consequentemente, a produtividade e satisfação geral.

“Em momentos de sofrimento, na hora em que bate a frustração e a autoestima praticamente desaparece, cedendo lugar para a tristeza, é comum o indivíduo achar que todos ao redor são felizes, exceto ele próprio.

Quando surge o pensamento que todos possuem um propósito, menos aquela pessoa; quando se pensa em desistir e a esperança vai embora; a tendência é de nos isolarmos, em vez de pedir ajuda. Acredita-se que apenas os bons momentos devem ser compartilhados, mas, fique certo que buscar alguém para dividir as tristezas torna o fardo mais leve e o caminho mais fácil para se percorrer.

Se você estiver numa fase “boa”, “normal” da vida, cuide-se, enfatize o que for positivo. Faça exercício físico, procure contato com a natureza, alimente-se bem, descanse o suficiente, ria bastante e de tudo, abrace mais quem você ama (nas alegrias e nas brigas)! Exercite a gratidão todos os dias por tudo o que o universo traz para você: o bom e o ruim, o que você gosta e o que você rejeita.

Leia também: Testes rápidos: como os farmacêuticos devem se preparar

Procure aprender a amar o que faz; faça com foco e carinho. Não há papel que não seja importante e protagonista nessa vida, você está sempre impactando pessoas na sua jornada, muito além do que você imagina. Nós não precisamos entender; o Universo sabe o que faz. Então, não interessa se você trabalha na limpeza, na fábrica, numa área de suporte, em vendas, se você é líder ou liderado, se você ganha mais ou ganha menos; se o seu lugar na sociedade tem mais ou menos glamour aos olhos do mundo. Faça com carinho, com foco, com empenho, com intenção de servir aos outros, não tenha dúvidas de que você pode fazer o bem por alguém e essa forma de encarar a sua jornada também irá repercutir positivamente na sua própria paz, aumentando a alegria e sendo extremamente benéfico para a sua saúde mental.

*Texto de Felipe Leonard, CEO e presidente da S.I.N. Implant System

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição