Setor magistral pede redução de ISS ao prefeito do Rio

A Ascoferj e o Sincofarma-RJ estiveram hoje (4/12) com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para solicitar a realização de um estudo de viabilidade técnica e econômica referente a uma possível redução na alíquota do ISS que incide sobre a atividade de manipulação de medicamentos na cidade do Rio. O encontro foi intermediado pelo vereador Eliseu Kessler.

Atualmente, essa alíquota é de 5%, considerada alta por empresários do setor, tendo em vista que outros municípios da Região Metropolitana pagam bem menos. O Código Tributário de Niterói, por exemplo, atribui a alíquota de 2% às farmácias pela manipulação de fórmulas magistrais e municipais; já o de Duque de Caxias, a alíquota de 3%. Embora distante, o município de Campos dos Goytacazes, um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro, por sua Lei Complementar nº 01/17, prevê a alíquota de 3%.

Maria Cristina Teixeira, empresário do setor magistral, que participou da reunião, está com boas expectativas em relação à redução da alíquota do ISS no Rio de Janeiro. “O imposto que incide sobre cada produto manipulado é muito mais alto do que em municípios vizinhos. Com isso, farmácias migram para outras cidades e acabam conseguindo praticar preços mais competitivos”, disse Cristina.

Em 2015, as farmácias de manipulação deixaram de recolher o ICMS e passaram a recolher ISS. Entretanto, o enquadramento não foi favorável, pois o setor entrou como Anexo, ficando com a maior taxa: 5%. Em geral, estabelecimentos de saúde, no Rio de Janeiro, pagam 2% de ISS. E esse é o argumento utilizado pela categoria para pedir a redução da alíquota.

O prefeito Marcelo Crivella disse que o pleito é justo, mas pedirá à Secretaria Municipal de Fazenda para analisar o caso e verificar os impactos dessa redução na arrecadação do município.

Perfil do setor magistral

  • Farmácias de manipulação no Brasil: 7.545
  • Farmácias de manipulação no Sudeste: 4.286
  • Farmácias de manipulação no Rio de Janeiro (estado): 868 (11,5%)
  • Crescimento: 8,8% entre 2014 e 2018 = 609 novas lojas
  • Postos de trabalho no Brasil: 53.986
  • Empregos por farmácia: 7,2 (esse número não inclui os proprietários)

Para ver o panorama completo traçado pela Anfarmag, basta clicar aqui.

Fonte: Ascoferj

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.