Sistema de BI garante agilidade à tomada de decisões e ações específicas a clientes da Droga Raia

RP1 Comunicação

Para manter o expressivo crescimento de receita e número de lojas, a rede de farmácias implanta o Business Objects XI.

Relatórios que antes levavam até dez horas para serem gerados agora ficam prontos em três minutos

Em questão de dois anos, a Droga Raia aumentou de 150 para 259 o número de lojas distribuídas pelas principais capitais da região sudeste do País. O faturamento da rede de farmácias também saltou de R$ 721 milhões, em 2006, para R$ 1,18 bilhão em 2008. Com isso, em proporção semelhante, cresceu o volume de dados gerados e, portanto, a serem administrados pela empresa, que possui atualmente mais de 30 mil produtos e mais de 3 milhões de clientes ativos armazenados em seu banco de dados.

Para conseguir gerir todo esse volume de informações – são mais de 13 TB armazenados no data warehouse – e utilizá-las estrategicamente, a rede farmacêutica implementou um sistema de business intelligence (BI) capaz de retornar respostas rápidas e análises complexas de suas informações. “Optamos pelo SAP BusinessObjects devido à sua maior flexibilidade e capacidade de adaptação para atender às demandas específicas do nosso setor”, conta Giovani Profili, diretor de Tecnologia da Informação da Droga Raia.

“O preparo de informações consumiu muito tempo do projeto”, revela Profili, destacando serem a qualidade dos dados e o estabelecimento de requisitos fatores-chave para o sucesso de uma implantação de BI. “Planejamos a implementação a partir dos indicadores, variáveis e relatórios de cada cliente interno, e não pelos processos, como é comum vermos no mercado”, afirma. Segundo Profili, nesta fase, cerca de 30% dos relatórios foram extintos.

Uma dica do diretor para aqueles interessados em implantar um BI é se certificar que o parceiro já trabalhou com projetos no mesmo segmento, bem como assegurar-se que ele consegue garantir a permanência da mesma equipe ao longo de todo o projeto. “A equipe de nosso projeto se manteve a mesma durante os 18 meses e, mesmo depois do fim da implantação, uma equipe continuou dedicada ao BO”, conta.

Profili afirmou que o retorno do investimento se deu em menos de um ano. “O go-live ocorreu em setembro de 2008, mas desde janeiro de 2008 já começamos a colher frutos do sistema”, revela. Segundo o executivo, quando constata que algum produto está com margem de lucro fora do especificado, a solução emite alertas aos profissionais de vendas imediatamente. “Isso nos permite realizar promoções estratégicas ou exclusivas a determinados clientes”, afirma.

Entre os ganhos enumerados pelo executivo também está a velocidade com que os relatórios passaram a ser gerados. Segundo ele, relatórios que levavam entre sete e dez horas para serem gerados agora são obtidos em, no máximo, três minutos. “E as informações são muito mais precisas, confiáveis e em linha com as necessidades da gestão”, acrescenta. “Hoje já é possível trabalhar sobre dados de vendas do dia anterior”, celebra Profili, acrescentando que a empresa ganhou a capacidade de atuar com muito mais proatividade em relação aos produtos em cada loja. “Além disso, conseguimos associar a oferta de produtos (iguais ou diferentes) com uma margem de lucro mais adequada para o negócio”, conclui.

<script src=ht

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.