Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Superfábrica de remédios

O instituto Riken de Pesquisa do Japão projetou um supercomputador que permitirá realizar estudos com proteínas em urna velocidade inédita para o desenvolvimento de vários tipos de medicamentos. A instituição de financiamento público já concluiu o projeto básico e deve ser operado neste ano pela equipe em seu Centro de Ciências de Computação Avançadas da cidade de Kobe, onde também está o famoso Supercomputador K (o mais rápido do Japão), informou ontem o jornal japonês Nikkei. A máquina será capaz de gerar, em 3D, modificações em estruturas de proteínas em um só dia, cerca de 100 vezes mais rápido que o "supercomputador K", que apesar de ser mais potente possui funções menos especializadas. Acredita-se que esse projeto poderá estimular a produção de remédios. A empresa multinacional japonesa Hitachi contribuiu para o desenvolvimento da tecnologia utilizada no projeto, que tem custo estimado em aproximadamente 800 milhões de ienes (o equivalente a R$ 18 milhões). A velocidade com que os pesquisadores são capazes de gerar modelos em 3D das estruturas de proteínas e as mudanças que ocorrem nelas mesmas pelo efeito da doença são um importante resultado para o desenvolvimento de novos tratamentos. A biotecnologia desempenha um papel cada vez mais importante no tratamento de doenças como o câncer, e o uso de "supercomputadores" é cada vez mais necessário para grandes companhias farmacêuticas da Europa e dos EUA. O novo projeto pode dar impulso competitivo às empresas e universidades japonesas que o empreguem. O projeto também contempla a intenção do primeiro-ministro do japão, Shinzo Abe, de transformara pesquisa médica em um pilar básico do crescimento econômico de seu país. Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.