A Euromonitor International divulgou dados que mostram que, em 2022, as vendas globais de suplementos alimentares giraram em torno de US$ 1 bilhão no varejo. Já um estudo da Close-up International revelou que os suplementos alimentares estão entre as subcategorias que correspondem a 57% da venda do canal farmácia, crescendo mais de 30% nos últimos meses.
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Fernando Moura, diretor de Marketing e Comercial da Integralmédica, participou do É de Farmácia e explicou os motivos que levam o shopper a comprar cada vez mais suplementos: “A pós-pandemia levou as pessoas a se preocuparem mais com a saúde e o bem-estar. Vale destacar que o Brasil está no ranking dos países que mais se preocupam com a estética”.
Ele comentou o principal critério de decisão de compra do consumidor: “Ela é baseada na qualidade do produto e nos requisitos nutricionais, como percentual de proteína, adição de açúcar e gordura. Além disso, marcas conceituadas também têm um peso significativo”.
Atualmente, as farmácias e drogarias possuem características que favorecem a venda de suplementos. Entre os fatores estão:
– Qualificação dos profissionais, que bem capacitados podem sugerir produtos e fazer um excelente atendimento;
– Conveniência, pois muitas regiões do país têm PDVs bem localizados, o que faz o consumidor possuir alternativas de compras e, muitas vezes, acessibilidade;
– Confiabilidade, pois o suplemento sendo vendido nas grandes redes ou em uma pequena farmácia traz mais credibilidade ao consumidor.
As grandes redes, como Droga Raia, Drogal, Venancio e Drogasil, já estão presentes no mercado de suplementação alimentar. A categoria é um nicho para todas as farmácias, independentemente do porte. Os estabelecimentos menores, por exemplo, podem ofertar um portfólio mais completo ao público.
Como fazer a introdução da categoria
O primeiro passo para realizar a introdução dessa categoria no seu negócio é buscar indústrias de suplementos alimentares. Existem fornecedores que oferecem muitas opções de linhas com preços acessíveis, orientação em relação aos produtos, treinamentos para a equipe e auxílio para desenvolver a categoria.
“É muito importante desenvolver corretamente a categoria de suplementos. Não adianta expor apenas um pote de whey e outro de creatina. É necessário apresentar outras opções ao consumidor e criar um espaço dedicado a esses produtos”, destaca Fernando.
Selecione os produtos que serão vendidos
O segundo passo é entender o perfil do público antes de montar o mix. Com isso, será mais fácil selecionar quais suplementos serão ofertados e determinar a quantidade de itens que estarão à venda na farmácia. Essa etapa é indispensável, pois servirá inicialmente como um “termômetro” para saber o que agrada mais ao cliente da sua loja.
O representante da Integralmédica destacou que proteínas, carboidratos, produtos funcionais e “prontos para beber” e vitaminas são alguns itens que devem compor o mix do negócio: “O tíquete médio da categoria gira em torno de R$ 200 a R$ 250. Além disso, a compra de suplementos tem recorrência de 60 dias em média”, reforça.
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O terceiro passo é treinar os balconistas, pois precisam ter noções básicas dos suplementos oferecidos. Eles podem apresentar opções ao shopper para elevar o tíquete médio e evitar possíveis perdas das vendas: “É recomendável escolher o funcionário certo para essa função, pois será uma boa oportunidade para fidelizar o cliente”, finaliza.
Fonte: Revista da Farmácia