A comunicação visual é um dos pilares do varejo, mas também é uma área que pode gerar desperdícios e práticas prejudiciais ao meio ambiente, principalmente devido ao uso excessivo de papel para comunicar preços, produtos e promoções em cartazes, folhetos e etiquetas. Assim, em tempos de propagação de boas práticas de ESG, tema que ganha espaço no varejo de maneira muito rápida, a tecnologia surge como uma grande aliada.
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Como diz Edgar Júnior, vice-presidente de Tecnologia da Pricefy by Selbetti, empresa que oferece tecnologia para comunicação na loja, a utilização indiscriminada de papéis impressos contribui para a degradação ambiental e pode resultar em maiores custos operacionais para o varejo. A boa notícia é que reduzir o consumo e evitar exageros é possível, graças à tecnologia. “Medidas sustentáveis permitem que o varejista economize recursos, reduza os custos operacionais e alcance uma maior eficiência em suas operações”, diz o executivo.
Boas tecnologias no mercado
Hoje, há recursos tecnológicos mais eficientes para adotar uma comunicação visual sustentável no varejo. O cartazeamento inteligente é um deles. “Um erro em um cartaz geralmente resulta em sua substituição por um novo, o que aumenta o desperdício de papel”, diz Edgar. No entanto, com a automação do processo de cartazeamento, os erros ortográficos e de dados são eliminados, reduzindo custos com o consumo excessivo de papel.
A substituição de etiquetas impressas por eletrônicas, por sua vez, é uma maneira eficaz de reduzir o uso de papel no varejo. Além disso, como diz Edgar Júnior, muitas etiquetas eletrônicas têm baterias de longa duração, o que evita a necessidade de trocas frequentes e o consequente descarte de baterias no meio ambiente.
Já os displays digitais de digital signage podem substituir banners e cartazes convencionais feitos de papel. Quer mais? As versões mais modernas desses dispositivos utilizam telas e baterias sustentáveis, que consomem pouca energia. “Essas são apenas algumas tecnologias que o varejo pode utilizar para se aproximar do objetivo de adotar práticas sustentáveis e ser ecologicamente responsável. O próximo passo é a transparência, ou seja, comunicar essas políticas e iniciativas de sustentabilidade para o público consumidor”, afirma.
Comunicação com o cliente é essencial
Medidas como o uso de energias renováveis, a redução no consumo de papel, a gestão inteligente da água e o recolhimento de materiais recicláveis precisam ser comunicadas de forma clara e destacada para os clientes. É essencial que essas ações sejam evidenciadas no ponto de venda para formalizar o compromisso assumido pela loja, convidando o consumidor a se envolver e apoiar essas práticas. “É ainda mais eficaz se você adotar o design sustentável, utilizando materiais ecológicos para criar essas peças de comunicação”, afirma Edgar.
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Adotar práticas sustentáveis não é apenas atender a uma demanda, mas sim responder ao apelo de um cliente cada vez mais interessado e comprometido com as causas ambientais. “Investir na sustentabilidade é, portanto, investir na prosperidade do relacionamento da loja com o público. E essa relação com os clientes representa um dos aspectos mais valiosos do varejo”, diz Edgar.