Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia é uma grande aliada em ações de comunicação no PDV

Há recursos tecnológicos mais eficientes para adotar uma comunicação sustentável no varejo, como etiquetas eletrônicas e digital signage.
Tecnologia é uma grande aliada em ações de comunicação no PDV
Foto: Divulgação

A comunicação visual é um dos pilares do varejo, mas também é uma área que pode gerar desperdícios e práticas prejudiciais ao meio ambiente, principalmente devido ao uso excessivo de papel para comunicar preços, produtos e promoções em cartazes, folhetos e etiquetas. Assim, em tempos de propagação de boas práticas de ESG, tema que ganha espaço no varejo de maneira muito rápida, a tecnologia surge como uma grande aliada.

Leia: Motivos para profissionalizar a comunicação de uma rede de farmácias

Foto: Edgar Júnior, vice-presidente de Engenharia da Pricefy by Selbetti

Como diz Edgar Júnior, vice-presidente de Tecnologia da Pricefy by Selbetti, empresa que oferece tecnologia para comunicação na loja, a utilização indiscriminada de papéis impressos contribui para a degradação ambiental e pode resultar em maiores custos operacionais para o varejo. A boa notícia é que reduzir o consumo e evitar exageros é possível, graças à tecnologia. “Medidas sustentáveis permitem que o varejista economize recursos, reduza os custos operacionais e alcance uma maior eficiência em suas operações”, diz o executivo.

Boas tecnologias no mercado

Hoje, há recursos tecnológicos mais eficientes para adotar uma comunicação visual sustentável no varejo. O cartazeamento inteligente é um deles. “Um erro em um cartaz geralmente resulta em sua substituição por um novo, o que aumenta o desperdício de papel”, diz Edgar. No entanto, com a automação do processo de cartazeamento, os erros ortográficos e de dados são eliminados, reduzindo custos com o consumo excessivo de papel.

A substituição de etiquetas impressas por eletrônicas, por sua vez, é uma maneira eficaz de reduzir o uso de papel no varejo. Além disso, como diz Edgar Júnior, muitas etiquetas eletrônicas têm baterias de longa duração, o que evita a necessidade de trocas frequentes e o consequente descarte de baterias no meio ambiente.

Já os displays digitais de digital signage podem substituir banners e cartazes convencionais feitos de papel. Quer mais? As versões mais modernas desses dispositivos utilizam telas e baterias sustentáveis, que consomem pouca energia. “Essas são apenas algumas tecnologias que o varejo pode utilizar para se aproximar do objetivo de adotar práticas sustentáveis e ser ecologicamente responsável. O próximo passo é a transparência, ou seja, comunicar essas políticas e iniciativas de sustentabilidade para o público consumidor”, afirma.

Comunicação com o cliente é essencial

Medidas como o uso de energias renováveis, a redução no consumo de papel, a gestão inteligente da água e o recolhimento de materiais recicláveis precisam ser comunicadas de forma clara e destacada para os clientes. É essencial que essas ações sejam evidenciadas no ponto de venda para formalizar o compromisso assumido pela loja, convidando o consumidor a se envolver e apoiar essas práticas. “É ainda mais eficaz se você adotar o design sustentável, utilizando materiais ecológicos para criar essas peças de comunicação”, afirma Edgar.

Leia também: Como promover boas experiências com marketing sensorial na farmácia

Adotar práticas sustentáveis não é apenas atender a uma demanda, mas sim responder ao apelo de um cliente cada vez mais interessado e comprometido com as causas ambientais. “Investir na sustentabilidade é, portanto, investir na prosperidade do relacionamento da loja com o público. E essa relação com os clientes representa um dos aspectos mais valiosos do varejo”, diz Edgar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Olá! Como podemos te ajudar?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Comunicado

A Ascoferj realizará atendimento remoto na sexta-feira (31/05), das 9h às 16h.

O atendimento presencial será retomado na segunda-feira, dia 3, a partir das 8h.

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.