Snif Brasil
Durante o período de agosto a dezembro, uma carreta levará informação, diagnóstico e tratamento às populações menos favorecidas
Em agosto, a Truckvan, empresa de transportes especializada em baús e carretas customizadas, e a Novartis, empresa que mantém o compromisso em tornar acessível o tratamento de doenças negligenciadas, deram início à programação da Carreta da Saúde na luta contra a hanseníase. Apesar de existirem relatos há mais de três mil anos da sua ocorrência em todo o mundo, e na maioria dos países terem eliminado a hanseníase como um problema de saúde pública, no Brasil a doença ainda tem grande incidência e é alvo de preconceito.
A Carreta da Saúde, projetada pela Truckvan possui 20 metros de comprimento, equipada com cinco consultórios e um laboratório para realização dos exames de diagnóstico, tem seus ambientes climatizados com ar-condicionado, banheiro, palco com sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de cadeirantes e idosos. Possui gerador próprio de energia e capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas/ ano.
No veículo, todos recebem informações sobre a doença e seus sintomas, se consultam com um médico, realizam exame para identificar se estão com hanseníase e, em caso positivo, recebem na hora o medicamento da Novartis para o tratamento no primeiro mês.
No Brasil, em 2008, cerca de 40 mil casos de hanseníase foram diagnosticados, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Trata-se de uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e transmitida pelo ar, por meio de espirro, tosse ou fala de uma pessoa já contaminada. Entre os seus principais sintomas está a presença de manchas dormentes esbranquiçadas ou avermelhadas, insensíveis ao tato, à dor e ao calor. A doença tem cura e a principal recomendação é que, em caso de dúvida, o paciente procure um médico para receber o tratamento adequado.
Agenda da Carreta da Saúde
24 a 29/8 – Carapicuíba (SP)
30/8 a 11/9 – Rio de Janeiro (RJ)
14 a 18/9 – Nova Iguaçu (RJ)
28/9 a 1/10 – Teixeira de Freitas (BA)