CRF-SP
Mais de 52 mil atualizações publicadas no Twitter recomendavam o uso de antibióticos por períodos completamente equivocados. A constatação foi feita por pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA) e os resultados divulgados no American Journal of Infection Control.
Cerca de 700 “tweets”, nome das mensagens com até 140 caracteres, continham informações incorretas sobre os medicamentos, principalmente com recomendações erradas de uso. Um grave problema foi detectado. Os internautas recomendaram o uso de antibióticos para doenças virais como a gripe, o que é completamente errôneo e contribui para que as bactérias ganhem cada vez mais resistência.
Algumas pessoas postaram mensagens dizendo que iam parar de tomar antibióticos antes do término do tratamento, pois já se sentiam melhor. Mais um caminho para a resistência das bactérias. A ousadia chega ao ponto de usuários oferecerem os comprimidos que sobraram do tratamento.
Diante destas constatações, o CRF-SP recomenda que as informações sobre medicamentos sejam obtidas por meio de fontes oficiais. No entanto, nada substitui a consulta médica e a orientação do farmacêutico nas farmácias e drogarias. Nenhum meio extraoficial pode produzir recomendações confiáveis ainda mais quando tratar-se do uso de medicamentos.