UFSM e UFC estão em busca do remédio inteligente

Portal A Razão

Um medicamento que reduza os desagradáveis efeitos colaterais dos atuais tratamentos contra a Aids e o câncer. Esse é o principal objetivo de pesquisa envolvendo nanocompostos que está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Dentro de dez anos, se tudo der certo, os pesquisadores acreditam que o resultado poderá estar nas farmácias: nanomedicamentos que atacam somente onde há doença e não nas partes sadias das pessoas que tratam câncer e Aids.

Pelo menos, esta é a expectativa do coordenador da pesquisa – que acontece no Laboratório do curso de Química da UFSM (o LabSelen-NanoBio) – o professor pós-doutor Oscar Endrigo Dorneles Rodrigues. “Estamos desenvolvendo nanoestruturas que carregarão os compostos que atuam contra as doenças, buscando as vantagens destes sistemas como a maior biodisponibilidade, a menor toxicidade, a liberação seletiva (ou seja, o composto atinge apenas o alvo terapêutico) e direcionamento. Com isso, teríamos uma droga inteligente que atingiria um local específico de ação possibilitando menos efeitos tóxicos no organismo e dando melhor qualidade de vida às pessoas. Os compostos usados hoje no tratamento de Aids e câncer, atingem não só os locais doentes, mas também os saudáveis e apresentam efeitos colaterais, o que não aconteceria com os nanocompostos”, explicou o professor Rodrigues.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Evento itinerante fortalece o papel dos farmacêuticos no cuidado com a saúde....
Quais são os segredos do modelo que garante até 20% de economia e 100% de energia limpa? Especialista explica....
Empresa retirou recurso que pedia suspensão da interdição....
Entre os dias 30/04 e 05/05, compras realizadas no site da rede, na cidade do Rio de Janeiro, terão 15% de desconto....
Rede prepara experiências exclusivas em suas lojas e ações promocionais com grandes marcas para receber fãs que chegam ao Rio....
Novo modelo conecta empresas, colaboradores e serviços de saúde em uma jornada focada na prevenção de doenças....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição