Usuários maduros compram mais pela Internet

Foto: iStock

Diferentemente da dinâmica da maioria das plataformas digitais, os consumidores brasileiros dispostos a adquirir pela internet medicamentos sem a necessidade de prescrição médica, produtos de higiene pessoal, itens de beleza e perfumaria não são os mais jovens. Pesquisa realizada pelo Farmácias APP, com base nas compras realizadas finalizadas na plataforma no 1º trimestre de 2018, constata que a maior prevalência está entre os usuários mais “maduros”, uma vez que as pessoas entre 35 e 44 anos são responsáveis por 62% das transações. Na sequência, aparece a faixa etária de 25 a 34 anos, com 21% das compras.

De acordo com Robson Michel Parzianello, CTO do Farmácias APP, o panorama constatado no levantamento mostra que o perfil dos compradores são aqueles que já adquirem diversos produtos e serviços pela web com uma certa frequência. “Como os mais jovens ainda não possuem tantas preocupações com o assunto, é natural que as pessoas mais velhas sejam os usuários com maior recorrência de compra”, argumenta.

O executivo informa também que as maiores exigências do público consumidor no canal envolvem a agilidade e economia. “Geralmente os produtos comprados pelos usuários possuem percentuais atrativos de descontos, acima de 30%, e com prazo de entrega em poucos dias”, complementa. Com 64% de participação, os medicamentos lideram a comercialização na plataforma, seguidos por produtos de higiene (20%) e itens de perfumaria/cosméticos (16%).

Outra curiosidade apontada pelo levantamento é o fato dos homens gastarem mais do que as mulheres. No 1º trimestre, o Farmácias APP apurou que o ticket médio mensal deles foi de R$ 182, número 46% superior em relação às mulheres (R$ 124). Vale destacar que a diferença percentual de gênero é mínima, com os homens representando 51% dos usuários ativos e as mulheres 49%.

Em virtude da possibilidade de parcelamento, o cartão de crédito lidera a preferência dos consumidores no ato da compra, com 62% das transações. No entanto, os descontos disponibilizados pelas marcas anunciantes fazem com que boleto bancário registre crescimento mensal contínuo, representando hoje 38% das vendas.

Fonte: Farmácias APP

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.