Portal Farmácia
A vacina contra HIV passou no teste de segurança feito em animais. O medicamento, desenvolvido por cientistas canadenses, agora está à espera da aprovação dos procedimentos em humanos por autoridades americanas.
O professor de microbiologia da Universidade de Ontário Ocidental e responsável pela equipe que desenvolveu a vacina, Yong Kang, disse que está aguardando receber o mais rápido possível a aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA para começar os testes toxicológicos e dois clínicos em seres humanos.
“Estes testes podem trazer a prevenção de uma das doenças mais graves que acometem a humanidade há várias décadas, mas não podemos deixar de focar na prevenção por meio de outros métodos, como aqueles já utilizados hoje”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.
Nos últimos anos, muitas vacinas foram desenvolvidas contra o HIV, porém muito poucas foram testadas em seres humanos e nenhuma teve sucesso. Kang, durante 20 anos, trabalhou na vacina contra o HIV e afirmou que a aprovação dos testes em animais “é um marco muito importante” para que o projeto dê continuidade.