fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 5 de novembro de 2009.

Vacina contra malária deve estar pronta em três anos

COMPARTILHE:

R7

A vacina contra a malária, cuja última fase de teste está em curso desde maio passado em sete países africanos, poderá ser patenteada dentro de três a cinco anos, garantiram nesta terça-feira cientistas e especialistas reunidos em Nairóbi.

No terceiro dia da V Conferência da Iniciativa Multilateral sobre a Malária, mais de mil especialistas avaliaram os progressos na pesquisa da vacina RTS,S, desenvolvida pelo programa Malaria Vaccine Initiative (MVI) e pelo laboratório GlaxoSmithKline Biologicals (GSK Bio).

Os resultados da segunda fase de testes desta vacina, publicados no ano passado, mostraram uma eficácia de 53% entre bebês.
A terceira fase de testes clínicos está em processo em Burkina Faso, Gabão, Gana, Quênia, Malawi, Moçambique e Tanzânia, com a participação de 16 mil crianças entre seis semanas e 17 meses.

A atual fase avalia, principalmente, os efeitos colaterais da futura vacina, destinada prioritariamente aos bebês e às crianças com menos de cinco anos, os mais vulneráveis à malária.
"É um momento extraordinário na luta contra a malária, e um momento forte em mais de duas décadas de pesquisas, incluindo dez anos de testes clínicos na África", disse o doutor Joe Cohen, um dos criadores da RTS,S e pesquisador no GSK Bio.

"Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento desta fase três", destacou Cohen.

"Pensamos e esperamos que em entre três e cinco anos a vacina já poderá ser produzida. Tudo isto dependerá, evidentemente, da fase três, mas também da velocidade das autoridades reguladoras sobre o assunto", explicou o pesquisador.
"Em caso de sucesso, a RTS,S será a primeira geração de vacinas contra a malária com eficiência de 50% e com proteção superior a um ano", segundo o MVI.

Em 2006, a comunidade internacional fixou um objetivo a longo prazo, até 2025, para a produção de uma vacina para a malária com 80% de eficácia contra as formas menos severas da doença, e com uma duração de mais de quatro anos.
A Malaria Vaccine Initiative, criada pela organização não governamental PATH, é um programa mundial financiado principalmente pela Fundação Bill e Melinda Gates.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está trabalhando de forma semipresencial como medida de segurança contra a Covid-19.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.