Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Vacina não protege contra pneumonia mais comum no país

Folha de S. Paulo

Atualmente, nova imunização adotada pelo SUS não tem indicação para pneumonia não invasiva

A vacina Synflorix, escolhida pelo Ministério da Saúde para imunização gratuita no SUS contra a bactéria pneumococo em crianças de até um ano, não tem efeito comprovado contra o tipo mais comum, porém menos grave, de pneumonia.
Produzida pela GSK (GlaxoSmithKline), essa vacina protege contra dez sorotipos de pneumococo, prevenindo doenças como pneumonia invasiva. Hoje, a imunização contra o pneumococo é feita com a vacina Prevenar 7-valente (da Wyeth, contra sete sorotipos), não disponível na rede pública para todas as crianças.

A infectologista pediátrica Normeide Santos, da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), destaca que, diferentemente da Synflorix, a Prevenar tem indicação para pneumonia não invasiva. Ele é menos letal, mas responde por até 90% dos casos de pneumonia no Brasil.
Para Luiza Falleiros, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, esse diferencial deve ser considerado. "A idade é um fator de risco importante. Abaixo dos dois anos, a pneumonia não invasiva pode ser grave." A GSK informa que há estudos em andamento sobre proteção contra a pneumonia não invasiva.
Outra questão colocada por especialistas é que a Synflorix não tem aprovação da FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA). O produto foi liberado em março pela Emea (agência europeia) e aprovado no Brasil em junho pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A falta de aprovação da FDA não impede a venda fora dos EUA, mas a agência é referência mundial. "Considero a FDA mais rigorosa. Sua aprovação não é fundamental, mas é importante", diz Eitan Berezin, presidente do Departamento de Infectologia da SBP.
A GSK afirma que não tem planos de submeter sua vacina à aprovação do governo americano, que tem a Prevenar em seu calendário oficial de vacinação. "Nossa prioridade é que a vacina atinja locais em que seja realmente necessária, não onde a 7-valente já está", diz Otávio Cintra, gerente médico de vacinas da GSK.

O Brasil foi o primeiro país a incluir a Synflorix em sua política nacional de saúde pública. O acordo entre o ministério e a fabricante, GSK, prevê transferência de tecnologia para a Fiocruz. De acordo com especialistas, a vacina carece de estudos.
"Claro que aprovamos a inclusão de uma vacina contra pneumococo [no Programa Nacional de Imunização]. Mas essa foi uma opção do ministro [José Gomes Temporão]. A Prevenar foi aplicada em vários países e possui diversos estudos em população. A vacina da GSK não tem."

Rosana Richtmann, do comitê de imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia, vê o acordo como positivo. "Ter uma vacina antipneumocócica no calendário nacional é um avanço enorme. É uma vacina nova, mas de um laboratório conceituado. Faltam dados sobre a eficácia da vacina, mas há estudos em andamento."
A Fiocruz afirma que estudos "apontaram de forma unânime o produto da GSK como o mais adequado" para o país.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.