Dados lançados pela IQVIA mostram que a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) totalizou R$ 1,4 bilhões em vendas de medicamentos e produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC). O valor foi 8% maior do o registrado no mesmo período de 2018.
A entidade, que reúne 138 empresas distribuidoras de medicamentos e não medicamentos (HPC), comercializou 253,4 milhões de unidades no trimestre, 4% a mais do que o primeiro trimestre do ano passado.
Crescimento do setor reafirma sua importância
No acumulado dos 12 meses, contados de abril de 2018 a março de 2019, a Abradilan chegou a vender 1.026 bilhões de unidades no Brasil, apresentando um aumento de 8% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em valores, as vendas atingiram R$ 5,6 bilhões, alcançando um aumento de 12%.
Para o presidente da Abradilan, Juliano Vinhal, os resultados mostram o crescimento do setor e a relevância dos distribuidores, que se encontram em 95% dos municípios brasileiros. Apenas no mês de março, foram comercializadas 92,4 milhões de unidades, que correspondem a R$ 518,2 milhões.
Medicamentos genéricos ganham destaque
Quando se olha para a distribuição segmentada de produtos da Abradilan em março, os medicamentos genéricos ficam em destaque, representando 43,4% das vendas das empresas associadas. Em unidades, o percentual chega a 44,6%.
Vinhal acredita que esse fato se dê pela crise econômica que o país enfrenta, fazendo com que famílias escolham medicamentos com valores mais acessíveis.
Segundo dados da PróGenéricos, entidade que reúne os 17 maiores laboratórios que atuam no mercado de genéricos, de janeiro a março de 2019, foi registrada uma alta de 9,28% nas vendas, com 356,7 milhões de unidades comercializadas.
Veja também: Vigilância Sanitária do Rio libera novo sistema de licenciamento
Fonte: Revista da Farmácia