Vendas de medicamentos genéricos alcançam crescimento recorde no terceiro trimestre de 2024

Levantamento da PróGenéricos mostra que, no terceiro trimestre de 2024, as vendas cresceram 10,13% em relação ao mesmo período de 2023.
15 dos 20 remédios mais prescritos são genéricos
Foto: Divulgação

O mercado de medicamentos genéricos registrou um crescimento expressivo no terceiro trimestre de 2024, com um aumento de 10,13% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Leia: Medley fortalece portfólio no sistema nervoso central

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da PróGenéricos, esse aumento é o maior registrado pelo setor nos últimos cinco anos, refletindo uma expansão sólida e contínua. Ao todo, foram comercializadas 551 milhões de unidades de genéricos, um avanço em relação às 500 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2023.

“Esse desempenho coloca o setor de genéricos em uma posição de destaque, superando o crescimento do mercado total de medicamentos, que apresentou um incremento de 7,66% no mesmo período. A diferença reforça o papel dos medicamentos genéricos como uma alternativa acessível e de qualidade para a população, além de contribuir de forma significativa para a sustentabilidade do sistema de saúde, ao promover a concorrência e possibilitar preços mais competitivos”, afirma o presidente.

No último ano, os genéricos alcançaram 38% de participação nas vendas no Brasil. Para os próximos quatro anos, estima-se que essa participação de mercado atinja 40%. Segundo levantamento do IQVIA, cerca de 92,7% dos consumidores optam pela troca do medicamento receitado por um genérico. Ainda de acordo com a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafarma), cerca de 93% dos consumidores, em 2024, demonstram alto grau de confiança nos genéricos.

Leia também: Estratégias para aumentar as vendas no WhatsApp

Seguindo a movimentação do setor, o mercado de medicamentos biossimilares também registrou um avanço notável, passando de uma participação de 1,64% no mercado acumulado total em junho de 2021 para 9,72% em junho de 2024, o que representou um aumento de 1.533% nas vendas em unidades.

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo....
Imunizante produzido pelo Instituto Butantan protege contra duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus tipo B....
Cerimônia aconteceu em São Paulo e premiou empresas franqueadoras....
Material destaca o que as farmácias devem fazer caso sofram ataques de softwares maliciosos que colocam em risco os dados dos sistemas....
Evento discute gestão de pessoas e inovação em recursos humanos no setor farmacêutico....
Empresas devem usar Inteligência Artificial para tarefas do dia a dia e garantir que colaboradores estejam disponíveis para momentos críticos....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!