Autismo: especialista esclarece principais dúvidas

Autismo
Foto: shutterstock
Autismo
Foto: shutterstock

Estima-se que no Brasil cerca de dois milhões de pessoas apresentem os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É uma condição permanente que afeta diariamente os aspectos da comunicação, interação social e comportamento dos diagnosticados e no geral é identificada na infância. Por se tratar de um espectro, o autismo pode atingir cada pessoa de maneira e intensidades diferentes, o que gera muitas dúvidas.

Muitos são os mitos e desinformações sobre o tema para quem não convive com autistas ou não conhece o espectro. Pensando nisso, a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga, especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva, listou as principais dúvidas sobre o cotidiano, o comportamento e as reações de quem é diagnosticado com autismo.

1 – Autista não gosta de contato físico? Dentro de suas características particulares, o autista pode sim ser sensível ao toque, embora não seja um traço geral. É comum que no momento da comunicação – verbal ou não verbal –, ele prefira evitar o contato visual com a outra pessoa.

2 – Todo autista é não verbal? Há autistas que utilizam a fala como comunicação e outros que não. No caso dos não verbais, existem métodos alternativos que podem suprir essa demanda.

3 – Autistas não podem ter relacionamentos afetivos? É um grande mito. Podem sim manter relacionamentos amorosos e formar suas famílias.

4 – Autistas não têm vida social? A socialização pode acontecer junto com suas famílias, colegas e grupos próximos. Porém é preciso tomar cuidado com o exagero de estímulos, procurando manter os lugares silenciosos, com poucas conversas ao mesmo tempo e baixa iluminação.

Veja também: Novo Nordisk lança plataforma integrada para acompanhar crescimento das crianças

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×