[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O número de casos de gripe e Covid-19 vem explodindo no Brasil e não para de crescer. Muitas cidades já anunciaram o cancelamento do carnaval temendo a lotação dos hospitais. Por serem doenças respiratórias, os meios de prevenção são praticamente os mesmos.
A médica infectologista da Pró-Saúde, Ilce Menezes, dá seis dicas simples para aumentar a proteção contra as infecções.
1 – Usar máscara: acessório obrigatório desde o início da pandemia. Protege o nariz e a boca, ajudando a evitar a transmissão da gripe, resfriados e Covid.
2 – Evitar aglomerações: manter o distanciamento ajuda a reduzir as chances de contrair as doenças, transmissíveis por meio de gotículas que saem da boca.
3 – Lavar as mãos com frequência: em qualquer situação, a higiene das mãos protege nosso corpo de várias doenças. A transmissão da Covid, por exemplo, acontece quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos.
4 – Estar com as vacinas em dia: a quantidade de mortes por Covid caiu bastante desde o início da pandemia por causa da vacina. Quase 70% da população brasileira já tomou as duas doses da vacina, mas a quantidade de pessoas que tomaram a dose de reforço ainda é baixa.
5 – Procurar um médico quando necessário: se mesmo com todos os cuidados você apresentar sintomas como febre alta e dificuldade para respirar, hidrate-se e vá a uma unidade de saúde.
6 – Não compartilhar fake news: as informações falsas colocam a vida das pessoas em risco e são um crime no Brasil. Cheque informações em sites confiáveis, seja de veículos de comunicação, seja de órgãos oficiais.
Veja também: Hábitos saudáveis na juventude ajudam na prevenção de doenças oculares
Fonte: Revista da Farmácia