Especialista da Drogarias Pacheco revela o que fazer em caso de alergia a medicamentos

Drogarias Pacheco explica o que fazer em caso de alergia a medicamentos
Foto: freepik
Drogarias Pacheco explica o que fazer em caso de alergia a medicamentos
Foto: freepik

Os medicamentos são utilizados no tratamento de doenças e na promoção de bem-estar e saúde, desde que utilizados de maneira correta e na dosagem indicada por um profissional. Ainda assim, algumas pessoas podem apresentar rejeição a determinadas substâncias presentes em alguns deles, causando alergias.

A alergia medicamentosa pode se manifestar em qualquer idade, a partir do contato pela pele, via oral ou injetável. Alguns medicamentos possuem mais incidência de quadros alérgicos, como os antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. As principais reações são vermelhidão na pele e inchaço nos olhos, orelhas, rosto e língua. Em casos mais graves, é possível sentir falta de ar, enjoo e perda de consciência.

Tais reações apenas reforçam o alerta de não ingerir medicamentos sem orientação de um profissional de saúde: “Os medicamentos são elementos essenciais para a saúde da população, mas é preciso utilizá-los com parcimônia, seguindo sempre a forma correta de utilização, a dosagem e o tempo de uso. A automedicação é um perigo, pois, além de alergias, pode agravar efeitos colaterais, mascarar sintomas mais sérios e dificultar o tratamento”, enfatiza Bruna Diniz Oliveira, farmacêutica da Drogarias Pacheco.

Ao notar um quadro de alergia, é fundamental buscar auxílio para investigar e tratar a reação. “Ao identificar a alergia, suspenda imediatamente o uso do medicamento. Anote o nome do fármaco e a dose utilizada e, em seguida, procure atendimento médico, principalmente se os sintomas forem mais graves”, finaliza a profissional.

Veja também: Regularidade das doses de medicamento aprimora controle da asma

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×