Mitos e verdades em torno da perda auditiva

Perda auditiva
Foto: frepik

A perda de audição pode ser causada por diversos fatores, como envelhecimento, hereditariedade, uso frequente de medicamentos ototóxicos e hábitos ruins adquiridos ao longo da vida, como o excesso de som em alta intensidade.

A exposição frequente a sons elevados, seja em casa, nas ruas, no carro, no trabalho, nos transportes públicos, é um grande risco para a audição. A fonoaudióloga e gerente de Audiologia Corporativa na Telex Soluções Auditivas, Marcella Vidal, analisou os principais mitos e verdades quando se trata de saúde auditiva. Leia:

1 – Escutar música alta em fones de ouvido pode causar perda auditiva

Verdade. A especialista explica que a perda auditiva ocorre porque o hábito frequente de ouvir música em fones de ouvido com o som muito alto pode causar danos às células ciliadas, responsáveis pela audição.

2 – Cera em excesso na orelha pode deixar surdo

Mito. O acúmulo de cera pode impedir o som de chegar ao tímpano, mas não causa surdez. Removendo o excesso de cerume, é possível ouvir normalmente. Contudo, é necessário ter atenção com o uso das hastes de algodão flexíveis para não danificar o tímpano.

3 – Zumbido e sensação de tontura podem ser sintomas de perda auditiva

Verdade. O ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para ter o diagnóstico correto e saber o tipo de tratamento, que pode incluir prótese auditiva.

4 – Perda auditiva não tem solução

Mito. Em grande parte dos casos, a dificuldade para ouvir pode ser tratada com o uso de aparelhos auditivos, adequados para cada grau de perda auditiva.

5 – Infecção no ouvido pode causar perda de audição

Verdade. As infecções no ouvido – otites –, podem trazer transtornos caso ocorram repetidas vezes e sejam tratadas de forma errada. Atenção às crianças, mais suscetíveis a inflamações.

6 – Perda auditiva pode começar bem antes da terceira idade

Verdade. A diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento, com a redução progressiva do número de células auditivas, começa aproximadamente aos 40 anos. “O primeiro sinal de que a audição não é mais a mesma vem quando a pessoa passa a ter dificuldade para entender o que os outros estão falando. Na maioria das vezes, o indivíduo perde a audição primeiro das frequências mais agudas, mas não percebe o problema porque continua a ouvir as frequências mais graves normalmente e tende a apresentar um bom desempenho auditivo, sem dificuldades, nos ambientes mais silenciosos. E esse é um dos motivos que fazem com que as pessoas demorem a procurar a ajuda de um especialista”, finaliza Vidal.

Veja também: Teuto lança medicamento indicado para terapia anticoagulante

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A exposição excessiva ao sol e fatores genéticos podem ser as causas relacionadas ao câncer de pele....

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] Com a proximidade do início do verão, a combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A infância é um período de grande desenvolvimento. Nesta fase, as crianças possuem, em média, necessidades nutricionais...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O envelhecimento é um processo natural da vida e se dá por diversas mudanças físicas, psicológicas e...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O uso de diferentes tipos de medicamentos sem a orientação farmacêutica e médica pode colocar em risco...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A enxaqueca é um tipo recorrente de dor de cabeça, que afeta cerca de 30 milhões de...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.