A dor pode ser frequente na vida de pacientes com doenças crônicas, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES), uma doença autoimune que causa inflamação e dano a vários órgãos. As dores podem ser de cabeça, no corpo e nas articulações.
A médica Simone Appenzeller, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, explica que há vários mitos e verdades sobre a incidência de dores em pacientes com lúpus. Confira:
1 – Pacientes com lúpus têm dor de cabeça: Verdade. Quem tem lúpus pode sofrer com dores de cabeça.
2 – A dor em pacientes com lúpus pode se tornar crônica: Verdade. Para a reumatologista, há estudos que apontam que até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações e musculares. Existem dores agudas e crônicas – a última ocorre quando persiste por mais de três meses.
3 – O lúpus tem cura: Mito. Até o momento, não tem causa ou cura conhecida. O diagnóstico e o tratamento precoces são a chave para diminuir a progressão da doença.
4 – Todas as dores dos pacientes com lúpus são causadas pela doença: Mito. Algumas dores podem estar relacionadas com outros problemas de saúde.
5 – Dor pode ser um sintoma de lúpus: Verdade. A maioria dos pacientes com LES tem dores nas articulações em algum estágio da doença . Os problemas mais comuns são a artralgia e a artrite.
Veja também: 10 alimentos para ajudar na imunidade das gestantes