Mitos e verdades sobre dor em pacientes com lúpus

Lúpus
Foto: iStock
Lúpus
Foto: iStock

A dor pode ser frequente na vida de pacientes com doenças crônicas, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES), uma doença autoimune que causa inflamação e dano a vários órgãos. As dores podem ser de cabeça, no corpo e nas articulações.

A médica Simone Appenzeller, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, explica que há vários mitos e verdades sobre a incidência de dores em pacientes com lúpus. Confira:

1 – Pacientes com lúpus têm dor de cabeça: Verdade. Quem tem lúpus pode sofrer com dores de cabeça.

2 – A dor em pacientes com lúpus pode se tornar crônica: Verdade. Para a reumatologista, há estudos que apontam que até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações e musculares. Existem dores agudas e crônicas – a última ocorre quando persiste por mais de três meses.

3 – O lúpus tem cura: Mito. Até o momento, não tem causa ou cura conhecida. O diagnóstico e o tratamento precoces são a chave para diminuir a progressão da doença.

4 – Todas as dores dos pacientes com lúpus são causadas pela doença: Mito. Algumas dores podem estar relacionadas com outros problemas de saúde.

5 – Dor pode ser um sintoma de lúpus: Verdade. A maioria dos pacientes com LES tem dores nas articulações em algum estágio da doença . Os problemas mais comuns são a artralgia e a artrite.

Veja também: 10 alimentos para ajudar na imunidade das gestantes

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×