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A crise sanitária desencadeada pela Covid-19 trouxe preocupações e mudanças relacionadas a aspectos ligados à higiene e limpeza. O uso de produtos naturais também ganhou força, incluindo desinfetantes, detergentes e insumos de limpeza, compostos por substâncias químicas agressivas e, em alguns casos, tóxicas.
“Ao utilizar um desinfetante, você inala parte dele, ou, ao torcer um pano, tem contato com substâncias químicas, sem perceber. A longo prazo, pode ser perigoso. Por isso, utilizar produtos de limpeza naturais reduz essa exposição a produtos químicos, que vão desde corantes e fragrâncias sintéticas até amônia”, explica Guto Cunha, gerente de Marketing da FreeBrands.
No entanto, existem estigmas a respeito de produtos naturais, sejam cosméticos, alimentos ou do segmento de limpeza e higiene. Um deles é que os produtos são mais caros – o que não é verdade, já que insumos como bicarbonato e sabão de coco são fáceis de comprar. “Uma mistura preparada em casa pode ter multifunção, gerando economia no volume de produto”, afirma Cunha.
Outro equívoco é as pessoas acharem que os itens não são eficientes. Há muita gente que ainda tem a percepção de que o excesso de espuma indica que o lava-roupas é bom. O gerente conclui dizendo que o consumidor contemporâneo é muito mais eficiente e aberto a experimentar novas opções, em especial as que causam menos impacto no ambiente.
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