Tire 6 dúvidas sobre variantes da Covid-19

Variantes Covid-19
Foto: Unsplash
ads-728x90-2.webp

Muito se ouve falar sobre as novas cepas do coronavírus que se manifestam em todo o mundo e, com isso, dúvidas e preocupações surgem. Cepa indiana, inglesa, sul-africana, de Manaus, todas são resultados de mutações que acontecem com o vírus o tempo todo e se espalham entre as pessoas.

Segundo David Schlesinger, médico geneticista e CEO da Mendelics, laboratório brasileiro especializado em sequenciamento, inclusive do SARS-CoV-2, uma mutação é capaz de fornecer novas características para o vírus, alterando a forma como ele se propaga e a reação e o efeito na pessoa infectada: “Essas novas cepas são rastreadas em tempo real por programas de vigilância genômica, que possuem compartilhamento de dados e plataformas colaborativas online”, explica o médico.

Ele responde seis dúvidas sobre o tema. Confira abaixo.

1 – Qual a diferença entre mutação, variante e cepa?

Mutação refere-se à mudança na sequência do RNA do vírus que pode levar a uma alteração na proteína resultante dele. A variante se refere aos vírus que diferem em sua sequência de bases do RNA em uma ou várias posições. Quando as variantes são transmitidas e detectadas na população, são denominadas cepas ou linhagens com características comprovadamente diferentes.

2 – Quais foram as primeiras variantes encontras no Brasil?

As variantes predominantes são a B.1.1.28 e a B.1.1.33. No fim de 2020, variantes derivadas da B.1.1.28 se alastraram pelo País, as chamadas P.1 (Manaus) e P.2 (Rio de Janeiro).

3 – Quantas e quais são as principais variantes do vírus circulando em solo brasileiro?

A principal variante é a P.1, presente em 90% dos casos sequenciados atualmente. A P.2 atinge cerca de 5%. Há ainda a B.1.1.7, que é a inglesa, e equivalente a 5% das novas infecções. Já há indícios da variante B.1.351, a sul-africana.

4 – A vacina funciona também para as variantes?

Sim. Os testes feitos até o momento mostram que as vacinas disponíveis e aplicadas no País protegem contra todas as variantes.

5 – Os testes disponíveis detectam as variantes?

Sim.

6 – Como o País poderia abrir novas frentes de enfrentamento da pandemia?

Sequenciamento genético é importante para o monitoramento do surgimento de novas cepas. O que importa é continuarmos monitorando essa evolução daqui para frente, porque podem surgir novas variantes a partir dessas linhagens e que podem ter um perfil de transmissão diferente.

Veja também: Farmácias passam a oferecer check-up para pacientes que já tiveram Covid-19

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A exposição excessiva ao sol e fatores genéticos podem ser as causas relacionadas ao câncer de pele....

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] Com a proximidade do início do verão, a combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A infância é um período de grande desenvolvimento. Nesta fase, as crianças possuem, em média, necessidades nutricionais...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O envelhecimento é um processo natural da vida e se dá por diversas mudanças físicas, psicológicas e...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O uso de diferentes tipos de medicamentos sem a orientação farmacêutica e médica pode colocar em risco...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A enxaqueca é um tipo recorrente de dor de cabeça, que afeta cerca de 30 milhões de...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição