Vitamina D: saiba mais sobre os benefícios desse nutriente

Vitamina D
Foto: Reprodução da Internet
Vitamina D
Foto: Reprodução da Internet

Vitaminas são nutrientes fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. A maioria delas é encontrada em diversos alimentos e, no caso da vitamina D, também é produzida naturalmente no organismo por meio da exposição da pele à luz solar.

Carla Cotta, nutricionista da farmacêutica Prati-Donaduzzi, explica que a vitamina D é essencial para diversas reações metabólicas e orgânicas como a saúde óssea; manutenção das concentrações ideais de cálcio e fósforo no organismo; para a saúde dental; além de ter função hormonal, como regular a insulina.

Além disso, ajuda a regular células do sistema imunológico. “As vitaminas têm funções primordiais para as funções biológicas, incluindo o funcionamento adequado do sistema imunológico e do organismo integralmente”, afirma Carla.

Mesmo que 80% da quantidade necessária de vitamina D para o bom funcionamento do organismo seja proveniente da luz solar, é possível encontrá-la em alimentos como gema de ovo, leite e seus derivados, cogumelos, peixes gordurosos e fígado bovino.

A baixa absorção de vitamina D pode levar à deficiência de cálcio, que desencadeia o enfraquecimento dos ossos, osteoporose, alterações hormonais e raquitismo. “Cabe salientar também que a deficiência de vitamina D está correlacionada ao aumento de ocorrência e prevalência de doenças autoimunes”.

A exposição diária ao sol de no mínimo dez minutos, sem proteção solar, das 10h às 15h, é positiva, pois é o período mais adequado para se obter os benefícios dos raios UV. A saída para as pessoas que não conseguem fazê-lo é o uso de suplementos vitamínicos.

Veja também: Farmácias passam a oferecer check-up para pacientes que já tiveram Covid-19

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×