[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O corpo reage diariamente aos ataques de microrganismos invasores, como bactérias, vírus, fungos e outros micróbios. É o sistema imunológico o responsável por garantir a defesa do organismo, mantendo-o livre de infecções.
Um organismo saudável é capaz de identificar um corpo estranho e ativar mecanismos de defesa para combatê-lo. Com a imunidade baixa, não consegue afastar os invasores, ficando vulnerável à entrada de diversas doenças.
Marisa Saito, gerente farmacêutica da Drogaria São Paulo, explica que a imunidade pode ser enfraquecida por uma série de causas, como má alimentação, sedentarismo, privação de sono, tabagismo, alcoolismo, abuso de drogas e medicamentos, variação hormonal e fatores imunológicos.
“A melhor forma de manter o sistema imunológico fortalecido é por meio de uma alimentação rica em nutrientes combinada com a prática diária de exercícios físicos. Além disso, as vitaminas são essenciais para garantir o bom funcionamento do corpo, incluindo seu mecanismo de defesa, e podem ser encontradas entre os mais variados alimentos, suplementos e medicamentos”, afirma Saito.
Um estudo organizado pelo Ministério da Saúde em 2021 elencou os nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Destacam-se as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, B9 e B7; minerais como zinco, ferro, selênio, magnésio e cobre; proteínas; ácidos graxos ômega 3 e outros nutrientes e compostos bioativos. Todos podem ser encontrados em alimentos naturais ou em cápsulas, que facilitam a ingestão nas quantidades ideais.
A gerente farmacêutica reforça a importância de consultar médico e nutricionista para ter acesso à suplementação correta. Além disso, é possível recorrer às orientações de farmacêuticos em caso de dúvidas.
Veja também: Medicamentos de referência, genéricos e similares: tire as dúvidas
Fonte: Revista da Farmácia