A Ascoferj está apoiando a mais nova plataforma de recolocação profissional no setor varejista brasileiro. Com a iniciativa, o setor espera minimizar os impactos provocados pelo novo coronavírus. Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e reduzir em cerca de 15% a renda dos trabalhadores.
Farmácias e drogarias interessadas em recrutar profissionais terão uma área exclusiva no portal www.vagasnovarejo.com.br, no qual poderão cadastrar suas oportunidades. Até o momento já são 4 mil vagas disponibilizadas na plataforma, e a expectativa é que esse número se eleve para 10 mil nos próximos dias pós-lançamento.
Já os profissionais que estão em busca de recolocação devem buscar as vagas no aplicativo Vagas no Varejo, já disponível para download. Ao ter a conta criada, o profissional precisa somente destacar sua área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horários, podendo também inserir seu currículo. As entrevistas e avaliações serão realizadas online.
“A proposta do Vagas no Varejo é relevante principalmente para os profissionais que perderam postos de trabalho, mas também para o proprietário da farmácia, que, muitas vezes, não dispõe de ferramentas eficazes para divulgar suas oportunidades. Por isso, convidamos todos os associados da Ascoferj para participar desse projeto disponibilizando suas vagas de trabalho na plataforma de forma gratuita”, analisa Luis Carlos Marins, presidente da Ascoferj.
O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No total, 29 entidades estão envolvidas no projeto.