[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O colágeno representa aproximadamente 30% da massa proteica do corpo e desempenha um papel importante na estrutura de diferentes tipos de tecidos, conferindo rigidez e integridade aos ossos e à pele.
O hidrolisado, por exemplo, é rico em aminoácidos como glicina e prolina, e após a digestão ele se acumula na cartilagem ou pele e ajuda a manter a estabilidade e regeneração. Além disso, os peptídeos de colágeno também têm efeitos positivos na elasticidade da pele, como redução de rugas ou amento da deposição de colágeno na derme.
Um estudo duplo-cego e placebo-controlado apresentado na Consulfarma avaliou a eficácia clínica da suplementação de colágeno hidrolisado e vitaminas na melhora das condições de envelhecimento da pele.
Os resultados mostraram melhora da ecogenicidade da derme e elasticidade da pele, bem como a redução das rugas e quantidade total de poros da pele. Com isso, os pesquisadores concluíram que a suplementação de colágeno hidrolisado com vitaminas e zinco é mais eficaz na melhora das condições de envelhecimento da pele.
Veja também: Anvisa publica errata de formulário de fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira