Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Estudo mostra funcionamento de suplementação de vitamina D3 em mulheres com hirsutismo

Hirsutismo pode ser tratamento com suplementação de vitamina D3
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O hirsutismo é o crescimento de pelos em mulheres em áreas do corpo sob o controle de andrógenos e nas quais, normalmente, apenas homens apresentam pelos. Alguns exemplos são bigode, barba, peito, tórax e pernas.

O que é hirsutismo?

A condição pode ser classificada em três categorias: excesso de androgênios produzidos pelos ovários e/ou adrenais; aumento na sensibilidade cutânea aos androgênios circulantes; e outras situações que envolvam alterações secundárias no transporte e/ou metabolismo de androgênios.

No primeiro caso, estão agrupados a síndrome dos ovários policísticos, a hiperplasia adrenal congênita não clássica ou de início tardio, a síndrome de Cushing e os tumores produtores de androgênios ovarianos ou adrenais. O segundo grupo corresponde ao hirsutismo “idiopático”, caracterizado por casos isolados, na presença de ciclos menstruais regulares e ovulatórios. No último grupo, podem acontecer doenças da tireoide, hiperprolactinemia, uso de fármacos, entre outros.

Suplementação ajuda

Um estudo divulgado pela Consulfarma e conduzido por Al-Bayyari et al (2020) teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação de vitamina D3 nos escores que medem o hirsutismo em mulheres obesas com síndrome dos ovários policísticos.

Após 12 semanas de tratamento, os escores foram reduzidos significativamente, assim como os níveis de testosterona e o índice de andrógenos livres. Além disso, foram aumentados os níveis de vitamina D3, fósforo e da globulina ligadora de hormônios sexuais.

Também foram constatadas alterações significativas no volume ovariano, número de folículos e regularidade do ciclo menstrual.

Veja também: Farmácias magistrais devem afixar cartazes com proibição de venda de MMS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.