Farmácias magistrais registram aumento na demanda de medicamentos básicos

Farmácias magistrais têm aumento na demanda por causa da falta de medicamentos básicos
Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O desabastecimento do varejo farma ainda não terminou. De acordo com o Ministério da Saúde, a escassez de insumos ocorre no mundo todo devido à interrupção nas cadeias de produção e distribuição causada pela Covid-19. Nas farmácias tradicionais, antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios e dipirona estão entre os principais fármacos ausentes.

Setor de manipulação ganha força

Uma matéria publicada no site da ABCFARMA explica que, por conta disso, as farmácias magistrais estão registrando um aumento na demanda por serem a principal alternativa na falta de medicamentos nas drogarias. A Quality Farmácia de Manipulação, em Brasília, por exemplo, registrou um aumento de 18% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior, na procura por esses medicamentos básicos.

“Os mais procurados são a dipirona, como analgésico, além de outros paliativos de dores intensas, anti-histamínicos, como Loratadina, Desloratadina, Cetirizina, Hidroxizine, antibióticos como Ciprofloxacino, Tetraciclina, Nitrofurantoina, Eritromicina e antifúngicos, como a Grisefulvina”, explica Juliane Monteiro, gerente da Quality.

Segundo a profissional, a procura por ansiolíticos e antidepressivos também apresentou um aumento significativo durante a pandemia pelo fato de as pessoas estarem mais preocupadas com a saúde mental.

Dados de mercado

O Panorama Setorial 2021 divulgado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) mostrou que, em 2020, o setor faturou cerca de R$ 8,3 bilhões, o equivalente a um crescimento de 14,1% na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, o setor cresceu 8%.

Flávia Ribeiro, farmacêutica e sócia-fundadora da Quality, afirma: “Tem sido um período em que os consumidores estão tendo a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho que é realizado nas farmácias magistrais”.

Essa demanda também possibilitou o aumento na geração de empregos. A executiva revela que, no último trimestre do ano passado, a rede aumentou em 10% o quadro de funcionários.

Veja também: Estudo mostra que melatonina pode atuar como adjuvante no gerenciamento da esclerose múltipla

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

A administração de medicamentos em crianças pode ser desafiadora para pais e/ou responsáveis. Muitas vezes, os pequenos não gostam do sabor, da textura ou tem...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O hirsutismo é o crescimento de pelos em mulheres em áreas do corpo sob o controle de...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, no dia 10 de novembro, a...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta mais de dois milhões de pessoas...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Dermatite Seborreica (DS) é uma desordem de pele frequente com uma prevalência estimada entre 2,5% e...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] Aconteceu, na última quinta-feira (21), a operação Zurich. A ação, da Polícia Federal (PF) e da Receita...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!