5 dicas para aumentar o engajamento das redes de farmácias

Dicas para aumentar engajamento no negócio
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Um dos grandes desafios das redes de farmácias é manter todas as unidades engajadas – seja participando das ações e campanhas da marca ou implementando com agilidade os processos da empresa.

Herivelton Ferreira, diretor da Farma & Farma, afirma que o engajamento é um dos fatores que mais contribuem para o crescimento dos seus franqueados. A rede possui mais de 160 unidades espalhadas por 17 estados do Brasil – houve um aumento de 26% no primeiro semestre de 2022.

Dados comprovam essa afirmação: Ingage Consulting, empresa estadunidense de consultoria empresarial, afirma que unidades engajadas têm lucros 3,7 vezes maiores do que as não-engajadas. O estudo levou em consideração informações de 24 mil participantes de 300 marcas.

O CEO e confundador da Yungas, Guilherme Reitz, afirma que os gestores percebem as dificuldades de manter o engajamento com base na experiência e observação diárias, “sem uma metodologia que de fato mensure o verdadeiro grau do engajamento ou da falta dele”.

Os especialistas dão cinco dicas práticas para melhorar o engajamento nas redes de farmácias.

Dicas para aumentar engajamento

1 – Medir o engajamento: o engajamento da loja pode e deve ser metrificado. Seja por meio da adesão das unidades aos comunicados enviados, pela participação em eventos, pelo cumprimento de processos determinados pela marca ou pelo compartilhamento de boas práticas com outras farmácias.

2 – Adotar ferramentas adequadas de comunicação: boa parte das grandes redes já investe em conteúdo para apoiar e capacitar os responsáveis pelas unidades, mas muitas ainda falham no esforço de fazer com que esse conteúdo seja de fato consumido. Muitas vezes, os responsáveis pelas lojas sequer sabem quando um material novo é compartilhado e as informações ficam obsoletas.

3 – Incentivar ativamente o envolvimento das farmácias: os gestores precisam de motivação para consumir os conteúdos. Uma saída é criar um sistema de gamificação ou trabalhar com alguma ferramenta que já incorpore a gamificação nos processos e práticas do dia a dia. Assim, as farmácias são recompensadas por se envolver com as informações que são produzidas e repassadas.

4 – Oferecer um hub de conteúdo fácil de encontrar e de navegar: o sistema deve ser moderno, com excelente experiência do usuário e intuitivo.

5 – Garantir que a parte da empresa seja feita: para que haja engajamento do lado das unidades, a rede de farmácias deve fazer sua parte e realizar ações proativas que estimulem que o engajamento aconteça de forma natural e recorrente.

Veja também: Mais de 80% das pessoas que não participam de programas de fidelidade consideram aderir

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição