Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

5 dicas para aumentar o engajamento das redes de farmácias

Dicas para aumentar engajamento no negócio
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Um dos grandes desafios das redes de farmácias é manter todas as unidades engajadas – seja participando das ações e campanhas da marca ou implementando com agilidade os processos da empresa.

Herivelton Ferreira, diretor da Farma & Farma, afirma que o engajamento é um dos fatores que mais contribuem para o crescimento dos seus franqueados. A rede possui mais de 160 unidades espalhadas por 17 estados do Brasil – houve um aumento de 26% no primeiro semestre de 2022.

Dados comprovam essa afirmação: Ingage Consulting, empresa estadunidense de consultoria empresarial, afirma que unidades engajadas têm lucros 3,7 vezes maiores do que as não-engajadas. O estudo levou em consideração informações de 24 mil participantes de 300 marcas.

O CEO e confundador da Yungas, Guilherme Reitz, afirma que os gestores percebem as dificuldades de manter o engajamento com base na experiência e observação diárias, “sem uma metodologia que de fato mensure o verdadeiro grau do engajamento ou da falta dele”.

Os especialistas dão cinco dicas práticas para melhorar o engajamento nas redes de farmácias.

Dicas para aumentar engajamento

1 – Medir o engajamento: o engajamento da loja pode e deve ser metrificado. Seja por meio da adesão das unidades aos comunicados enviados, pela participação em eventos, pelo cumprimento de processos determinados pela marca ou pelo compartilhamento de boas práticas com outras farmácias.

2 – Adotar ferramentas adequadas de comunicação: boa parte das grandes redes já investe em conteúdo para apoiar e capacitar os responsáveis pelas unidades, mas muitas ainda falham no esforço de fazer com que esse conteúdo seja de fato consumido. Muitas vezes, os responsáveis pelas lojas sequer sabem quando um material novo é compartilhado e as informações ficam obsoletas.

3 – Incentivar ativamente o envolvimento das farmácias: os gestores precisam de motivação para consumir os conteúdos. Uma saída é criar um sistema de gamificação ou trabalhar com alguma ferramenta que já incorpore a gamificação nos processos e práticas do dia a dia. Assim, as farmácias são recompensadas por se envolver com as informações que são produzidas e repassadas.

4 – Oferecer um hub de conteúdo fácil de encontrar e de navegar: o sistema deve ser moderno, com excelente experiência do usuário e intuitivo.

5 – Garantir que a parte da empresa seja feita: para que haja engajamento do lado das unidades, a rede de farmácias deve fazer sua parte e realizar ações proativas que estimulem que o engajamento aconteça de forma natural e recorrente.

Veja também: Mais de 80% das pessoas que não participam de programas de fidelidade consideram aderir

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.