50% das pessoas já adotaram algum hábito ou tratamento com base em informações que não vieram de profissionais de saúde

Pesquisa mostra hábitos de saúde dos brasileiros
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O interesse e o compartilhamento de informações de saúde aumentaram significativamente no Brasil. Pensando nisso, o Instituto Ipsos, a pedido da Sanofi, realizou uma pesquisa inédita com 1,5 mil respondentes de todas as regiões do País para avaliar como os brasileiros relacionam os hábitos de saúde e de que forma se informam a respeito do tema.

Hábitos de saúde

De acordo com o levantamento, as principais fontes de informação sobre saúde são os médicos (55%) e a internet (54%). Foi revelado também que 50% das pessoas já adotaram algum hábito de saúde ou tratamento com base em informações que não vieram de profissionais.

Apesar de aparecer entre as duas principais fontes de informação sobre saúde, a internet ficou em oitavo no ranking de nível de confiança do público, na frente apenas dos aplicativos de mensagens instantâneas e das redes sociais. Mesmo entre os menos confiáveis, a internet é um forte veículo de comunicação para o público.

Ao serem questionados se checavam a veracidade do que recebiam sobre saúde, 63% responderam que sim, 32% que às vezes e 5% que não checavam. 62% disseram perguntar a algum profissional de saúde e 49% pesquisam em sites de busca.

Órgãos oficiais como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde também apareceram na pesquisa – 43% e 36%, respectivamente. Confira o ranking completo do nível de confiança para recebimento de informações sobre saúde.

Ranking

1º – Organização Mundial da Saúde (OMS) – 90%

2º – Médico – 89%

3º – Ministério da Saúde (MS) – 85%

4º – Jornal – 65%

5º – Sites/redes sociais de ONGs – 64%

6º – Televisão – 60%

7º – Amigos e familiares – 55%

8º – Internet (YouTube e sites de notícias) – 45%

9º – Aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram, Messenger) – 38%

10º – Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) – 36%

Veja também: Organon formaliza compromisso com FP2030 para prevenir gestações não intencionais

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Ascoferj manifesta seu pesar pelo falecimento de um ícone do mercado farmacêutico brasileiro....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.