Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

70% dos remédios de uso infantil contêm corantes

Folha de São Paulo

Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com remédios de uso comum entre as crianças mostra que 70% dos 51 produtos avaliados utilizam corantes em sua fórmula.

Sem efeito terapêutico, os corantes podem, ao contrário, causar reações indesejadas na pele e nos sistemas respiratório e gastrointestinal e, em pessoas mais sensíveis, levar ao choque anafilático.
Para Mirtes Peinado, autora da pesquisa, a substância traz outros riscos. "O corante é usado para atrair a criança para consumir o remédio, o que pode levar as maiores à automedicação", afirma.

Apesar de todos os corantes utilizados pela indústria farmacêutica serem autorizados para esse fim, 21 do total de 38 remédios pesquisados que contêm as substâncias informam sobre sua presença apenas na bula. "A mãe só descobre depois de abrir a embalagem e, se quiser devolver, a farmácia não vai mais aceitar", diz Peinado. Segundo ela, cerca de 10% dos remédios estão irregulares, pois não informam o nome do corante.

O corante vermelho ponceau 4R foi o mais utilizado -em 39% dos produtos- e, como outros dessa cor, está entre os que mais causam alergias. Em seguida, vieram o amarelo crepúsculo e o amarelo tartrazina. Cinco remédios utilizam dois corantes cada um.

Segundo a pesquisadora, o ideal é que os pais perguntem ao pediatra se alguma forma farmacêutica do remédio prescrito não contém corantes, já que muitos deles têm a substância em uma apresentação (xarope e comprimido, por exemplo), e não em outra. O mesmo ocorre entre remédios de marca e genéricos.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.