O psicodrama é um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Provoca a mobilização para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado. As técnicas psicodramáticas são utilizadas na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica e nas comunidades.
A metodologia psicodramática foi desenvolvida pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno, após vivenciar experiências de teatro. A técnica consistia em estimular a criatividade dos atores na criação de uma peça no momento de sua apresentação, a partir de algum tema proposto. Era o Teatro da Espontaneidade. Com essa experiência, Moreno elaborou sua teoria do psicodrama, inicialmente como ato terapêutico, que se expandiu para aplicação na educação e nas organizações.
Espontaneidade
Para Moreno, o ser humano possui recursos inatos de espontaneidade, criatividade e sensibilidade. Tais recursos podem ser alterados ou prejudicados pela ação do meio ambiente e dos sistemas e regras sociais.
A espontaneidade para Moreno é um fenômeno primário e positivo, ou seja, não é derivado de nenhum outro impulso. A espontaneidade é definida como: a resposta do indivíduo a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga, de modo adequado.
Papéis psicodramáticos
Diretor: É o agente que conduz e/ou media a sessão psicodramática. Tem várias funções: dirigir e analisar a sessão psicodramática, ampliar e incrementar, focalizando a história do indivíduo ou grupo.
Ego auxiliar: É o coadjuvante que representa as pessoas ausentes ou mesmo o protagonista, interagindo e executando a ação na sessão psicodramática.
Protagonista: É o sujeito central na ação e/ou verbalização na sessão psicodramática. Termo de origem grega que significa aquele que se oferece à ação em primeiro lugar. No cotidiano das organizações funciona como porta-voz de um grupo ou equipe.
Palco/Cenário: É o lugar da representação ou vivência que, em geral, retrata uma situação na sessão psicodramática.
Plateia: São os componentes do grupo, beneficiados pela entrega do protagonista. A plateia pode funcionar como caixa de ressonância e consonância. Já na aplicação na Educação e nas organizações o protagonista pode ser a plateia, ou seja, o grupo como um todo é o protagonista.
Etapas da sessão psicodramática
Aquecimento
O aquecimento é a preparação para a sessão realizado pelo Diretor. Prepara o protagonista e os participantes para a dramatização. Visa reduzir tensões e inibir defesas e resistências.
Aquecimento Inespecífico: É o início da sessão. O primeiro momento do encontro de todos. Seu objetivo é diminuir a tensão, propiciar um ambiente de acolhimento.
Aquecimento Específico: Começa no momento da construção da cena, com o aquecimento dos personagens.
Dramatização: É todo o processo da atuação, retrata o “como se”; a realidade suplementar. Pode trazer para a vivência no grupo uma situação já vivenciada na vida real ou, no caso na educação e da empresa, situações e simulações aderentes ao processo de aprendizado e/ou de engajamento nos objetivos em geral comportamentais.
Compartilhamento: Momento importante para o Psicodrama e que não é visto em outras técnicas. Cada participante, mesmo a plateia, se coloca compartilhando suas sensações e suas histórias, trazendo muitas vezes novas cenas, podendo dar início a um novo jogo dramático.
Processamento: É a leitura da dramatização e dos comentários, processada pelo diretor e pelo ego auxiliar, direcionando-os aos seus objetivos. Também procura-se buscar no grupo o processamento de forma a internalizar maneiras de operar em determinadas situações.
Processamento teórico: Geralmente utilizado na empresa e em treinamento, enquanto método psicodramático, para a introdução de conceitos extraídos da vivência.
Premissas e fundamentos da metodologia psicodramática | Ambiente educacional | Nas empresas |
Pesquisa e intervenção nas relações interpessoais | Trabalhar as relações interpessoais | Trabalhar as relações interpessoais |
Criatividade | Fundamental no processo de ensino-aprendizagem | Base para a inovação |
Espontaneidade | Engajamento no aprendizado | Engajamento tão procurado e pouco alcançado Intraempreendedorismo |
Resposta do indivíduo a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga | Abertura para o novo Novos aprendizados | Solução de problemas |
Os papéis | Ambiente educacional | Nas empresas |
Diretor | O educador | Gerente, coordenador, supervisor (aquele que lidera uma equipe) |
Ego auxiliar | Coordenador em alguma situação de intervenção | Uma outra liderança situacional a depender do momento |
Protagonista | Alguém que em um dado momento é o “porta-voz” de uma situação | Alguém que em um dado momento é o “porta-voz” de uma situação |
Palco/Cenário | Ambiente educacional | Ambiente da empresa |
Plateia | Os demais integrantes da classe ou da escola, a depender da situação | Os demais integrantes da equipe ou da empresa, a depender da situação. Ou do grupo em treinamento. |
Etapas da sessão psicodramática | Ambiente educacional | Nas empresas (Considerar uma situação de treinamento empresarial com foco comportamental) |
Aquecimento inespecífico | É o momento da chegada para as atividades | É o momento da chegada para o treinamento |
Aquecimento específico | É o momento das orientações para a realização das atividades educacionais apoiadas e técnicas psicodramáticas / dinâmica de grupo | É o momento das orientações para a realização das atividades do treinamento apoiadas e técnicas psicodramáticas / dinâmica de grupo |
Dramatização | É a realização das atividades vivenciais, simulações, jogos e experiências. | É a realização das atividades vivenciais, simulações, jogos e experiências, normalmente denominados de dinâmica de grupo. |
Compartilhamento | Momento de colher os sentimentos de como foi a vivência | Momento de colher os sentimentos de como foi a vivência |
Processamento | Conduzido pelo educador alinhavando a atividades com os objetivos | Conduzido pelo facilitador alinhavando a atividades com os objetivos |
Processamento teórico | Introdução de conceitos extraídos da vivência | Introdução de conceitos extraídos da vivência |
No ambiente de trabalho é comum as pessoas passarem por situações de estresse, conflito ou problemas de comunicação, podendo acarretar desgaste emocional, crise nos relacionamentos, redução da produtividade etc. A técnica psicodramática, aplicada por profissional qualificado, consegue ajudar a melhorar as relações e superar dificuldades de relacionamento.
Finalmente, se o conceito denominado por “efeito tele”, expressado por Moreno no clássico poema “Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face”, fosse praticado pelos atendentes, vendedores, gerentes e mesmo os empresários, imaginem como seria a qualidade no atendimento.
“Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.
E quando estiveres perto, eu arrancarei seus olhos
e os colocarei no lugar dos meus
e você arrancará meus olhos
E os colocará em lugar dos teus,
Então, eu olharei para você com os teus olhos
e você me olhará com os meus (…)”
(Moreno, 1959)
Este poema, como é possível observar, expressa a essência da empatia tão importante nas relações humanas e empresariais.
Veja também: Tecnologia e gestão farmacêutica: parceria que potencializa resultados
Fonte: Revista da Farmácia