Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia e gestão farmacêutica: parceria que potencializa resultados

Entenda de que maneira a tecnologia pode auxiliar na gestão.
Tecnologia é aliada na gestão de farmácias
Foto: shutterstock

A transformação digital é uma realidade no mundo. Esse movimento já implantou inovações em diferentes setores e segmentos, mas o ramo dos negócios é o centro de todos esses processos. Nesse cenário, podemos abordar os inúmeros benefícios da tecnologia implementada em aplicações de gestão integrada e automatizada para farmácias e drogarias.

De acordo com o Guia 2019 INTERFARMA, o Brasil é o 7º maior mercado farmacêutico do mundo – atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França e Itália –, com faturamento de R$ 90 bilhões em 2018. No último ano, as 87.794 farmácias e drogarias privadas que formam o varejo registraram R$ 62,4 bilhões. O crescimento do setor se acentuou nos últimos anos, principalmente devido ao maior uso de tecnologia, incluindo a informatização dos estoques, entre outros processos.

Para contextualizar essa conjuntura, basta observar os modelos mais conservadores de farmácias de bairro, como eram conhecidos esses estabelecimentos, que atualmente deram lugar a lojas modernas e completas.

De maneira geral, sabe-se que os medicamentos não são mais considerados os carros-chefes no faturamento, pois os consumidores passaram a comprar produtos de higiene e beleza, bem como itens para bebês. “O fato de o cliente não mais ir apenas com uma receita médica em mãos e também utilizar outros serviços, como salas de vacina e consultórios farmacêuticos, por exemplo, trouxe uma demanda diferenciada, exigindo novos recursos que garantem um gerenciamento eficaz e lucrativo”, explica Rogério Carvalho, presidente da Automatiza Sistemas, empresa que há 15 anos atua no setor tecnológico e é referência em desenvolvimento e implementação de softwares para gestão farmacêutica.

Ter acesso ao panorama das operações que envolvem a rotina de uma farmácia, com indicadores objetivos, rápidos e assertivos, direciona para a tomada de decisão. Na prática, os benefícios da adoção de um sistema refletem na dinamização dos seguintes processos: gerenciador financeiro, preparação das compras, fechamento de caixa, crediário, vendas, precificação inteligente, monitoramento de estoque, entre outras funcionalidades.

“Com os insights e análises que envolvem desde a aposta em produtos e medicamentos até a realização de promoções e ações de marketing mais assertivas, a tomada de decisão é certeira”, completa Carvalho.

O emprego da tecnologia automatiza e integra o ambiente farmacêutico, buscando padronizar e facilitar todas as operações administrativas das lojas e rede de drogarias. São ganhos em produtividade significativos, reduzindo o tempo de execução das atividades da equipe, maximizando resultados.

Veja também: E-commerce de cosméticos e perfumaria cresce mais de 50% no último ano

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.