A metodologia psicodramática se aplica nas organizações?

Descubra o que é a metodologia e como pode ser utilizada na gestão farmacêutica.
A metodologia psicodramática pode ser usada na gestão farmacêutica
Foto: shutterstock

O psicodrama é um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Provoca a mobilização para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado. As técnicas psicodramáticas são utilizadas na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica e nas comunidades.

A metodologia psicodramática foi desenvolvida pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno, após vivenciar experiências de teatro. A técnica consistia em estimular a criatividade dos atores na criação de uma peça no momento de sua apresentação, a partir de algum tema proposto. Era o Teatro da Espontaneidade. Com essa experiência, Moreno elaborou sua teoria do psicodrama, inicialmente como ato terapêutico, que se expandiu para aplicação na educação e nas organizações.

Espontaneidade

Para Moreno, o ser humano possui recursos inatos de espontaneidade, criatividade e sensibilidade. Tais recursos podem ser alterados ou prejudicados pela ação do meio ambiente e dos sistemas e regras sociais.

A espontaneidade para Moreno é um fenômeno primário e positivo, ou seja, não é derivado de nenhum outro impulso. A espontaneidade é definida como: a resposta do indivíduo a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga, de modo adequado.

Papéis psicodramáticos

Diretor: É o agente que conduz e/ou media a sessão psicodramática. Tem várias funções: dirigir e analisar a sessão psicodramática, ampliar e incrementar, focalizando a história do indivíduo ou grupo.

Ego auxiliar: É o coadjuvante que representa as pessoas ausentes ou mesmo o protagonista, interagindo e executando a ação na sessão psicodramática.

Protagonista: É o sujeito central na ação e/ou verbalização na sessão psicodramática. Termo de origem grega que significa aquele que se oferece à ação em primeiro lugar. No cotidiano das organizações funciona como porta-voz de um grupo ou equipe.

Palco/Cenário: É o lugar da representação ou vivência que, em geral, retrata uma situação na sessão psicodramática.

Plateia: São os componentes do grupo, beneficiados pela entrega do protagonista. A plateia pode funcionar como caixa de ressonância e consonância. Já na aplicação na Educação e nas organizações o protagonista pode ser a plateia, ou seja, o grupo como um todo é o protagonista.

Etapas da sessão psicodramática

Aquecimento

O aquecimento é a preparação para a sessão realizado pelo Diretor. Prepara o protagonista e os participantes para a dramatização. Visa reduzir tensões e inibir defesas e resistências.

Aquecimento Inespecífico: É o início da sessão. O primeiro momento do encontro de todos. Seu objetivo é diminuir a tensão, propiciar um ambiente de acolhimento.

Aquecimento Específico: Começa no momento da construção da cena, com o aquecimento dos personagens.

Dramatização: É todo o processo da atuação, retrata o “como se”; a realidade suplementar. Pode trazer para a vivência no grupo uma situação já vivenciada na vida real ou, no caso na educação e da empresa, situações e simulações aderentes ao processo de aprendizado e/ou de engajamento nos objetivos em geral comportamentais.

Compartilhamento: Momento importante para o Psicodrama e que não é visto em outras técnicas. Cada participante, mesmo a plateia, se coloca compartilhando suas sensações e suas histórias, trazendo muitas vezes novas cenas, podendo dar início a um novo jogo dramático.

Processamento: É a leitura da dramatização e dos comentários, processada pelo diretor e pelo ego auxiliar, direcionando-os aos seus objetivos. Também procura-se buscar no grupo o processamento de forma a internalizar maneiras de operar em determinadas situações.

Processamento teórico: Geralmente utilizado na empresa e em treinamento, enquanto método psicodramático, para a introdução de conceitos extraídos da vivência.

Premissas e fundamentos da metodologia psicodramática Ambiente educacional Nas empresas
Pesquisa e intervenção nas relações interpessoais Trabalhar as relações interpessoais Trabalhar as relações interpessoais
Criatividade Fundamental no processo de ensino-aprendizagem Base para a inovação
Espontaneidade Engajamento no aprendizado Engajamento tão procurado e pouco alcançado

Intraempreendedorismo

Resposta do indivíduo a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga  

Abertura para o novo

Novos aprendizados

 

Solução de problemas

Os papéis Ambiente educacional Nas empresas
Diretor  

O educador

Gerente, coordenador, supervisor (aquele que lidera uma equipe)
Ego auxiliar Coordenador em alguma situação de intervenção Uma outra liderança situacional a depender do momento
Protagonista Alguém que em um dado momento é o “porta-voz” de uma situação Alguém que em um dado momento é o “porta-voz” de uma situação
Palco/Cenário Ambiente educacional Ambiente da empresa
Plateia Os demais integrantes da classe ou da escola, a depender da situação Os demais integrantes da equipe ou da empresa, a depender da situação. Ou do grupo em treinamento.
Etapas da sessão psicodramática Ambiente educacional Nas empresas

(Considerar uma situação de treinamento empresarial com foco comportamental)

Aquecimento inespecífico É o momento da chegada para as atividades É o momento da chegada para o treinamento
Aquecimento específico É o momento das orientações para a realização das atividades educacionais apoiadas e técnicas psicodramáticas / dinâmica de grupo É o momento das orientações para a realização das atividades do treinamento apoiadas e técnicas psicodramáticas / dinâmica de grupo
Dramatização É a realização das atividades vivenciais, simulações, jogos e experiências. É a realização das atividades vivenciais, simulações, jogos e experiências, normalmente denominados de dinâmica de grupo.
Compartilhamento Momento de colher os sentimentos de como foi a vivência Momento de colher os sentimentos de como foi a vivência
Processamento Conduzido pelo educador alinhavando a atividades com os objetivos Conduzido pelo facilitador alinhavando a atividades com os objetivos
Processamento teórico Introdução de conceitos extraídos da vivência Introdução de conceitos extraídos da vivência

 

No ambiente de trabalho é comum as pessoas passarem por situações de estresse, conflito ou problemas de comunicação, podendo acarretar desgaste emocional, crise nos relacionamentos, redução da produtividade etc. A técnica psicodramática, aplicada por profissional qualificado, consegue ajudar a melhorar as relações e superar dificuldades de relacionamento.

Finalmente, se o conceito denominado por “efeito tele”, expressado por Moreno no clássico poema “Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face, fosse praticado pelos atendentes, vendedores, gerentes e mesmo os empresários, imaginem como seria a qualidade no atendimento.

“Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.

E quando estiveres perto, eu arrancarei seus olhos

e os colocarei no lugar dos meus

e você arrancará meus olhos

E os colocará em lugar dos teus,

Então, eu olharei para você com os teus olhos

e você me olhará com os meus (…)”

(Moreno, 1959)

Este poema, como é possível observar, expressa a essência da empatia tão importante nas relações humanas e empresariais.

Veja também: Tecnologia e gestão farmacêutica: parceria que potencializa resultados

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.