Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 4 de novembro de 2019.

ABCFARMA completa 60 anos e empossa nova diretoria

COMPARTILHE:

ABCFarma tem nova diretoria Foto: Reprodução LinkedIn ABCFarma

No dia 30 de outubro de 1959, nasceu a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA) que, em 2019, completa 60 anos. Ao longo de seis décadas, a Associação trabalhou para equiparar as práticas do varejo farmacêutico com a dos países mais desenvolvidos.

Na matéria em homenagem ao aniversário publicada no site da entidade, fica explícito que “talvez a maior vitória da entidade, nesses 60 anos, tenha sido se consagrar como a porta da saúde no Brasil, buscando o fortalecimento desse segmento transcendental da economia e da vida dos brasileiros e, diretamente, o primeiro alívio e bem-estar para a saúde da população”.

Tudo isso foi contado em um livro publicado no dia da posse.

Posse da nova diretoria da ABCFARMA

A ABCFARMA atua por seus próprios méritos, mas realiza parcerias com indústrias farmacêuticas, viabilizando o modelo de entidade associativa capaz de obter recursos pelos próprios serviços que desenvolve.

Para dar continuidade a esse trabalho, no último dia 27 de outubro, a nova diretoria tomou posse pelos próximos três anos.

O diretor secretário da ABCFARMA, Luis Marins, fala sobre a nova diretoria. “É um novo ciclo que se inicia, e a expectativa é que a ABCFARMA possa continuar a entender as mudanças que estão acontecendo de uma forma acelerada em termos de tecnologia e cada vez mais aprimorar os serviços em defesa do varejo farmacêutico. São pessoas com bastante experiência e que vão buscar parcerias com empresas para investir ainda mais na saúde da população”, diz.

Livro dos 60 anos da ABCFarma

Principais conquistas nos 60 anos

Ao longo do tempo, a ABCFARMA procurou se adequar à todas as exigências do mercado farmacêutico para facilitar o dia a dia das empresas que representa. Isso foi feito por meio de um modelo de gestão embasado na eficiência e nas demandas do comércio farmacêutico e de parcerias com empresas de inteligência digital.

Com isso, a Associação se tornou privada e sem fins lucrativos, voltada a respeitar todos os níveis do governo e dos órgãos reguladores. Confira algumas das vitórias:

  • Desobrigação dos associados da ABCFARMA de obter/possuir a Certidão de Regularidade Técnica, mesmo na habilitação ou renovação do programa Farmácia Popular;
  • Inexistência do dever dos associados de obter Autorização de Funcionamento para todas as filiais da loja;
  • Proibição do CRF/SP de aplicar a multa prevista no artigo 24 da Lei 3.820/60 no seu patamar máximo (3 salários mínimos);
  • Suspensão da exigibilidade das Resoluções nº 615/15 e 631/16, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que fixam os valores das taxas;
  • Afastamento da proibição da RDC nº 44/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que veda a venda produtos de conveniência pelos estabelecimentos farmacêuticos.

Atuação em todos os campos do comércio farmacêutico

Além do acompanhamento jurídico, a ABCFARMA atua diretamente em benefício de outros setores do varejo farmacêutico. Entre suas ações, faz parte do Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), atua e acompanha as propostas de aprimoramento do Farmácia Popular e faz interlocução com os principais órgãos reguladores, como Anvisa e CMED.

Veja também: Ascoferj completa 35 anos de existência

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Abcfarma / ABCFarma 60 anos / Diretoria / Posse


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.