ABIQUIFI e EMBRAPII se unem para ampliar produção de insumos farmacêuticos no Brasil

Entidades se unem para estimular produção de insumos farmacêuticos no Brasil
Foto: freepik
Entidades se unem para estimular produção de insumos farmacêuticos no Brasil
Foto: freepik

A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a fragilidade da saúde pública brasileira ao expor a dependência do País pela importação de insumos farmacêuticos (IFAs) na produção de medicamentos e vacinas. Atualmente, apenas 5% dos insumos são fabricados no Brasil, enquanto os outros 95% são importados, em sua maioria, da China e da Índia. Em um cenário de urgência global, há riscos de colapso na saúde.

Por esse motivo, a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) firmaram um acordo de aliança estratégica de fomento à produção, inovação e independência tecnológica. O projeto visa estimular a fabricação de insumos no País, tonando o setor mais independente de escassez externa.

Norberto Dias, presidente executivo da ABIQUIFI, comenta: “Nenhum país é 100% independente em IFA, mas é possível definir quais insumos poderão ser integralmente ou em parte produzidos aqui, levando em consideração os aspectos da saúde pública e de capacidade tecnológica”.

De acordo com o executivo, a fragilidade vivida com a Covid-19 cria oportunidade para o Brasil retomar sua capacidade de fabricação de IFAs: “Esse é o momento para o Brasil se posicionar e decidir se continuará dependente ou se buscará oportunidades de desenvolver tecnologias, ampliar o parque fabril e reduzir a vulnerabilidade no fornecimento de insumos farmacêuticos”.

Entretanto, ainda que a aliança traga expectativas bastante positivas, seus resultados podem levar em torno de cinco anos para acontecer. “Nossa expectativa é de que com ações estratégicas para o setor, em cinco anos possamos ampliar a produção de insumos, gerar mais empregos e aumentar o fluxo de investimentos”, finaliza Dias.

Veja também: Teuto reafirma compromisso com sustentabilidade por meio de Reserva Follium

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×