Para as empresas que fazem parte da Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad), o ano de 2021 começou a todo vapor. Nos últimos 12 meses contabilizados até janeiro, foram R$ 3 bilhões em negócios, um crescimento de 25,1% em valores, além do aumento de 16% em unidades (168 milhões no total).
A entidade, que une a força de 12 grupos associados – Soma, Melhor Compra, Universal Farma, Multifarma, Smallfarma, Usifarma, Supermais, Ellomais, Facillite, Farmacerta, Preço Justo e RedemMed –, contabiliza mais de 3,4 mil pontos de vendas. O bom desempenho das redes da Abrafad se dá pela venda de medicamentos de prescrição e os genéricos.
Após a recente entrada da RedeMed, Farma Certa e Preço Justo, o objetivo da Abrafad é crescer 20% em quantidade de pontos de vendas, tanto em crescimento orgânico quanto pela entrada de novas redes. A meta é fechar a temporada com 2,5% de market share e quatro mil pontos de vendas.
Gilberto Portela, diretor da RedeMed, revela que a entrada na associação foi tomada depois de anos de estudo: “Foi uma decisão muito bem pensada e avaliada. Escolhemos a Abrafad por ser uma entidade sólida e democrática, pois sozinho você não é ninguém”.
Veja também: Teuto reafirma compromisso com sustentabilidade por meio de Reserva Follium
Fonte: Revista da Farmácia