Com a pandemia de Covid-19, a população geral precisou adotar cuidados muito importantes de proteção, mas os pacientes oncológicos precisam se cuidar ainda mais. O distanciamento social pode dificultar o acesso ao tratamento, por isso, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a biofarmacêutica Biomm estão lançando o projeto Telemedicina Abrale.
Os pacientes adultos cadastrados na organização e que tenham diagnóstico confirmado para leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasia e doenças do sangue terão acesso a especialistas de onco-hematologia para esclarecer suas dúvidas sobre as doenças e os tratamentos de forma gratuita.
Serão dois tipos de atendimento: teleorientação, voltada para orientações básicas sobre sinais, sintomas e uso de medicação, e teleconsulta, que permite a indicação de exames que o paciente deverá solicitar ao seu médico, segunda opinião médica e orientação sobre uso de medicamentos coadjuvantes. Inicialmente, o projeto irá atender 300 pacientes entre abril de 2021 e abril de 2022.
“A iniciativa contribuirá para cuidar da saúde, possibilitando acesso, e preservar os pacientes com câncer durante o isolamento, já que fazem parte dos grupos de risco. Estamos gratos por concretizar essa ação neste momento tão crítico para a população em geral e para o sistema de saúde do País”, afirma Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.
Veja também: Zambon traz ao Brasil tratamento para Doença de Parkinson aprovado pela Anvisa
Fonte: Revista da Farmácia