Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Acesso a bulas digitais cai 57,74% em dois anos

Apesar da queda, a plataforma Consulta Remédios (CR) identifica que as bulas mais acessadas são as de antibióticos e anti-inflamatórios.
Acesso a bulas digitais cai 57,74% em dois anos
Foto: Divulgação

O levantamento do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ), feito em 2022, revelou que 89% dos brasileiros se automedicam. Porém, o interesse por informações básicas dos medicamentos vem diminuindo. É o que mostra o levantamento realizado pela plataforma Consulta Remédios (CR), que identificou uma queda significativa no acesso às bulas digitais. A plataforma, que possui cerca de 65% do seu tráfego direcionado às bulas, registrou que em 2021, as visualizações chegaram a mais de 297 milhões, já em 2023, esse dado diminuiu para pouco mais de 125 milhões.

Leia: PL 3949/23: farmácias podem ser penalizadas caso não atendam prescrições de enfermeiros

“É fato que os dados que temos foram extraídos durante a pandemia e pós-pandemia. E a gente observa que durante a Covid, as pessoas acessavam mais e buscavam mais informação naturalmente pela crise na saúde. Ainda, foi um período em que o comportamento dos consumidores se alterou em decorrência da necessidade de estar em isolamento. Mas essa queda pós-pandêmica preocupa, uma vez que entendemos que a informação é essencial quando se fala em uso de medicamentos”, diz Paulo Vion, CEO da plataforma. Hoje a plataforma tem um bulário com mais de 15 mil medicamentos.

Apesar da queda nas visualizações, o levantamento também identificou quais foram as bulas mais lidas. Em 2023, a campeã de buscas foi a Desloratadina, antialérgico utilizado no tratamento de rinite. As buscas do medicamento representaram 65% dentro da plataforma. Ainda outras medicações figuram no top cinco, como a Azitromicina, antibiótico comumente utilizado no tratamento de infecções do trato respiratório, a Nimesulida e o Cetoprofeno, ambos anti-inflamatórios, analgésicos e antipiréticos. Em quinto lugar também a Loratadina, outro antialérgico.

“Essa diminuição também reflete um comportamento interessante do público, sobretudo dos jovens, que vêm mudando a forma de adquirir conhecimento sobre determinados medicamentos. A prova disso é que em contrapartida à queda nas visualizações de bulas, hoje vemos um crescimento exponencial do nosso canal do YouTube, onde farmacêuticos explicam os efeitos no uso das medicações e outras informações relevantes sobre saúde”, reitera o CEO.

Fim das bulas impressas?

Tecnicamente, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula é o documento legal que fornece informações técnico-científicas e orientadoras sobre medicamentos. Ainda segundo o órgão, as bulas devem ser disponibilizadas aos usuários em linguagem de fácil compreensão. Segundo pesquisa do ICTQ, no Brasil, 53,9% das pessoas afirmaram ler a bula. Entre os que não leem, estão majoritariamente jovens (51%), e entre as justificativas para não ler estão a falta de tempo (38%) e a não compreensão das informações (23,9%).

Leia também: Anvisa publica consulta pública sobre bulas digitais de medicamentos

A Anvisa cada vez mais vem trabalhando para melhorar o acesso a essa ferramenta, e em dezembro de 2023 abriu uma consulta pública para regulamentar a transição das bulas impressas para o formato digital de medicamentos. A proposta busca dispensar a versão impressa – que seria fornecida apenas sob solicitação -, promovendo acesso facilitado e responsável e também estruturando os dados das medicações.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.