Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Albertassi apresenta projeto que “derruba” resolução da Anvisa

Diário do Vale

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, no dia 20/04, em primeira discussão, um projeto de lei de autoria do deputado Edson Albertassi (PMDB) que assegura às farmácias a possibilidade de manter ao alcance dos clientes os medicamentos isentos de prescrição. O projeto contraria resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu o autoatendimento para a compra de analgésicos, antitérmicos, antiácidos e vitaminas.

Para a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, deputada Cidinha Campos (PDT), a proibição trata o consumidor como ‘indigente mental’.

– No mundo inteiro (estes medicamentos) são colocados ao alcance do consumidor. Ele vai, escolhe um antiácido, um antitérmico, compra e leva pra casa. Aqui no Brasil, não. Vamos facilitar a vida do consumidor e a vida das farmácias, que estão tendo um enorme prejuízo – argumentou.

De acordo com Albertassi, uma lei estadual teria maior validade que a resolução. "No meu entender, essa medida vai ter aqui uma condição diferenciada do que acontece em outros estados. E o direito dos clientes a terem acesso a esses medicamentos será assegurado", aposta.

A resolução da Anvisa, vigente desde o início de fevereiro, causou polêmica em todo o país e levou donos de farmácias a entrarem com ações na Justiça para suspender a medida. A determinação foi criada com o objetivo de estabelecer novas regras de funcionamento para as farmácias. Para a Anvisa, tais medidas são essenciais para evitar a automedicação no país.

As penalidades para os estabelecimentos que descumprirem a norma variam desde a advertência até multa (que pode chegar a R$ 1,5 milhão), inclusive passando por interdição caso sejam constatadas outras irregularidades.

Além de limitar a automedicação, a medida também proibiu a venda de produtos ‘alheios à saúde’, como comidas e bebidas. Na época, a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) condenou a medida e disse que o Brasil está na contramão de outros países.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.