A Amgen Brasil está lançando uma campanha, intitulada “Chance de Vencer”, sobre Leucemia Linfoide Aguda (LLA), estrelada pela atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues. A doença é responsável por 75% dos casos de leucemia infanto-juvenil, que representam 28% dos cânceres em jovens de 0 a 19 anos. Ao todo, são registrados 10 mil novos casos de leucemia por ano em todo o Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“A LLA surge a partir de falhas genéticas nas células da medula óssea. Após a mutação, as células cancerígenas se reproduzem e impedem o avanço das células sadias, fazendo a criança adoecer”, explica Alejandro Arancibia, diretor médico da companhia.
Mesmo grave, a chance de cura é alta. Aproximadamente 90% dos pacientes que fazem o tratamento adequado conseguem alcançar a remissão completa. Um dos grandes desafios é diagnosticar a doença precocemente, já que os sinais são pouco específicos, como febre, cansaço, palidez, manchas no corpo e infecções frequentes.
A campanha já contou com live realizada com a revista Crescer, da Editora Globo, com participação de uma oncologista e de Fernanda Rodrigues. Além delas, a também atriz Luiza Valdetaro, que teve uma filha diagnosticada com a doença, compartilhou suas experiências.
Veja também: MSD apresenta resultados de estudos que reduzem risco de morte no tratamento de três tipos de cânceres
Fonte: Revista da Farmácia